Square Enix perde quase US$ 2 bilhões em valor após lançamento de Final Fantasy XVI

Compartilhe:

A desenvolvedora japonesa Square Enix atravessa momento delicado e acumula prejuízos bilionários desde o lançamento de seu mais novo game. Analistas apontam problemas na estrutura da empresa e na qualidade inconsistente de seus jogos.

Fracasso de Forspoken, Marvel’s Avengers e expectativas frustradas pesam no bolso

Mesmo com o lançamento de Final Fantasy XVI em junho, um dos jogos mais aguardados do ano, a Square Enix viu suas ações despencarem e perdeu quase US$ 2 bilhões em valor de mercado desde então.

De acordo com a VGC, os papéis da companhia atingiram nesta semana o menor valor desde maio de 2022. O game não atendeu às gigantescas expectativas de vendas traçadas pela própria desenvolvedora.

Além disso, o fracasso de Forspoken, game de ação em mundo aberto lançado em janeiro de 2023 e que recebeu avaliações medianas da crítica, e o desempenho aquém do esperado de Marvel’s Avengers, que terá suporte encerrado ainda este mês após vendas e popularidade muito abaixo do aguardado, também impactaram negativamente a Square Enix.

Problemas na qualidade e nos processos de desenvolvimento

Em reportagem da Bloomberg, funcionários anônimos revelaram uma estrutura de desenvolvimento ineficiente e processos problemáticos de controle de qualidade na Square Enix.

O desenvolvedor Michael Prefontaine afirmou que o grande problema no momento é o lançamento de games incompletos ou com teste insuficiente, como Marvel’s Avengers, que chegou às lojas com muitos bugs e problemas técnicos, e DioField Chronicles, estratégia lançada em setembro que também tem recebido críticas por bugs e desempenho ruim.

Analistas cobram melhora na qualidade

“A companhia se espalhou demais por muitos títulos sem análise adequada”, explicou Prefontaine à Bloomberg. Os trabalhadores também reclamam que certos produtores têm controle excessivo e podem alterar projetos sem supervisão adequada.

Além disso, faltaria documentação e estrutura de times eficiente na Square Enix atualmente. Para o analista Yijia Zhai, da Macquarie Capital Securities, a empresa precisa urgentemente melhorar seus processos de qualidade e testes pré-lançamento, sob risco de prejudicar severamente sua performance financeira no longo prazo.

O momento é delicado para a gigante dos games, que terá de reavaliar criteriosamente seus processos criativos, gerenciais e de controle de qualidade para reconquistar o mercado e a confiança dos gamers em seus produtos.

Square Enix censura diálogos em inglês de Final Fantasy XVI para amenizar referências a abusos

Publicidade
Publicidade