Steam bane jogo de simulação de namoro adulto no estilo anime ‘Order Us!’ após confundir personagem feminina de peito liso com menor de idade

Compartilhe:

Em mais um caso de uma entidade ocidental permitindo que seu desdém pessoal pela mídia japonesa se sobreponha à sensatez operacional, a Steam baniu de sua loja o simulador de namoro adulto ‘Order Us!’ devido à sua própria interpretação de que uma personagem de peito liso no jogo em estilo anime não era uma adulta, mas sim uma menor de idade.

Mocha é insultado de brincadeira com o trocadilho do jogador em Order Us! (2024), Argent

Desenvolvido pelo estúdio indie Argent, ‘Order Us!’ coloca os jogadores no papel de um aspirante a dono de café que, faltando apenas dois dias para a inauguração, deve fazer o seu melhor para transformar suas duas únicas funcionárias, a indisciplinada Peaches e a extremamente tímida Mocha, de desastres de relações públicas em garçonetes de primeira linha.

Claro, no caminho para o sucesso no ramo de serviços, o jogador também acabará desenvolvendo romances com uma das duas mulheres – ambas explicitamente descritas como adultas pelo jogo e que, com os devidos cuidados, podem eventualmente evoluir para algo mais fisicamente íntimo.

Mocha e Peaches estão prontos para atender seu pedido – para o bem ou para o mal – no Order Us! (2024), Argent

Lançamento cancelado dias antes da estreia ‘Order Up!’ estava originalmente programado para chegar à Steam em 1º de março. No entanto, poucos dias antes do lançamento completo do jogo, a Argent revelou que, apesar de sua demo ter sido aprovada e disponibilizada na plataforma em dezembro de 2023, seu lançamento havia sido negado porque a equipe de suporte da Steam sentiu que ele retratava “conduta sexual envolvendo um menor”.

“É com o coração pesado que devo anunciar que nosso jogo +18, Order Us! – foi banido da Steam 3 dias antes do lançamento”, revelou a Argent via sua conta oficial no Twitter. “Recebi esta mensagem [referindo-se à mensagem de negação acima] da equipe de análise ontem de manhã. Uma versão demo havia sido aprovada há vários meses sem complicações.”

Embora a Steam não tenha especificado qual das duas personagens eles acreditavam erroneamente ser ‘uma menor’, a Argent especulou que foi a aparência jovial, avoada e de peito liso da já mencionada Mocha que especificamente atraiu a ira da Steam.

Aparência realista confundida com infantil

“A personagem provavelmente em questão, Mocha, tem 19 anos”, explicou a desenvolvedora. “Nunca é dito ou implícito que ela está no ensino médio. Ela tem peito liso e é um pouco mais baixa que a outra personagem principal. Ela foi escrita para ser avoada e muito desajeitada – traços não incomuns em pessoas da sua idade.”

Visivelmente frustrada com a decisão, a Argent continuou seu anúncio: “É de partir o coração que um tipo de corpo realista tenha que ser evitado ao trabalhar com a Steam e estou completamente devastada que o projeto tenha sido executado tão perto da linha de chegada. Peço desculpas a todos que tinham o jogo na lista de desejos e estavam ansiosos por seu lançamento.”

“Apesar do lançamento adiado, Order Us! ainda será vendido em plataformas de distribuição menores, algo que torna muito mais difícil alcançar a viabilidade comercial”, assegurou e alertou a desenvolvedora aos fãs. “Como resultado, as perspectivas para traduções e projetos futuros estão parecendo incertas.”

Jogo segue para outras plataformas

Para esse fim, a Argent desde então disponibilizou o lançamento completo de ‘Order Us!’ via Itch.io.

Ao anunciar o lançamento do jogo no Itch.io, a Argent também atualizou os fãs sobre o status geral de distribuição atual do jogo, afirmando: “Também estou trabalhando para colocar o jogo em várias lojas alternativas, esperem atualizações nas próximas semanas. Obrigado a todos que estão deixando comentários positivos e ajudando a espalhar a notícia, seu apoio é extremamente apreciado.”

“Apesar das tentativas de contatar superiores na Steam, não recebi mais do que respostas automáticas”, acrescentou a desenvolvedora. “É seguro dizer que fomos deixados no escuro, provavelmente considerados não importantes o suficiente para um ser humano intervir. Os meses que passei direcionando o tráfego para a Steam foram desperdiçados.”

Decisão é “doloroso lembrete” dos riscos do mercado “No final das contas, estou mais chateada que a decisão da Steam não possa ser apelada”, disse Argent. “Não há possibilidade de fazer mudanças, agora ou nunca, para colocar Order Us! na Steam. Tendo perdido o acesso à maior base de jogadores de PC, teremos dificuldade para chegar ao ponto de equilíbrio.”

Colocando um laço em todo o caso, a Argent concluiu seu thread com a declaração: “Que isso seja mais um doloroso lembrete: o tempo, dinheiro e paixão que você dedica a um projeto ao longo de anos podem ser mortos em um instante, dependendo de como um revisor está se sentindo naquele dia. Se um funcionário do Starbucks estragou o café da Mary naquela manhã, seu sustento agora está em jogo.”

Conforme observado acima, para aqueles famintos por uma amostra da nova oferta da Argent, ‘Order Up!’ já está disponível para compra no Itch.io.

Crítica à cultura ‘woke’ em Hollywood

Esse incidente com ‘Order Us!’ é apenas o exemplo mais recente de como a obsessão ‘woke’ de Hollywood com representação e diversidade pode levar a decisões equivocadas e censura injusta. Ao presumir automaticamente que um corpo feminino realista e menos sexualizado pertence a uma menor de idade, a Steam demonstra os perigos de se permitir que agendas políticas se sobreponham ao bom senso e à liberdade artística.

Infelizmente, à medida que mais empresas ocidentais adotam o dogma ‘woke’, é provável que continuemos vendo casos como esse – desenvolvedores independentes sendo punidos simplesmente por não se conformarem com noções estreitas e puritanas de aceitabilidade. Se queremos um cenário de jogos verdadeiramente diverso e inclusivo, precisamos resistir a essa mentalidade de “culpa por associação” e defender o direito dos criadores de explorar uma ampla gama de estilos artísticos e temas maduros sem medo de represálias.

Saída de diretor abala planos da EA para nova trilogia Star Wars

Publicidade
Publicidade