Atualização de Super Mario Run baseada no Mario Party
A Nintendo anunciou uma nova atualização para o Super Mario Run, jogo para dispositivos iOS lançado há quase uma década. A atualização é inspirada no mais recente jogo da série Mario Party, Super Mario Party Jamboree, lançado para Nintendo Switch há alguns meses.
A atualização de Super Mario Run inclui três tipos de missões nas quais os jogadores podem obter estátuas de Mario, Peach e Bowser inspiradas no Super Mario Party Jamboree. O evento vai até 29 de janeiro. Embora a atualização possa ser vista como charmosa e uma forma inteligente de promover o novo jogo Mario Party, seu timing é confuso, pois o jogo para celular não recebia uma atualização há quase um ano. Muitos acreditavam que a Nintendo havia abandonado o jogo.
O legado móvel da Nintendo
O lançamento do Super Mario Run ocorreu em uma época em que muitos acreditavam que os jogos para celular, na forma de aplicativos para telefones, eram o único futuro do setor. Eles acreditavam erroneamente que os dias dos jogos “tradicionais” e dos consoles estavam contados.
Devido às fracas vendas do Wii U da Nintendo na época, muitos meios de comunicação (que podem não ter sido educados em economia de jogos e talvez não tenham jogado muitos jogos desde a década de 1990) afirmavam que a casa do Mario precisava abandonar os consoles de videogame físicos e, em vez disso, perseguir as tendências da indústria iniciadas pelo Vale do Silício, com foco nos jogos para celular.
Embora a Nintendo não tenha ouvido a mídia e se recuperado com o Nintendo Switch em 2017, a empresa ainda levaria algumas de suas franquias mais populares para celulares em todo o mundo.
O resultado foi Super Mario Run, um dos jogos do Mario menos populares de todos os tempos. É um jogo de plataforma automático com toque para pular, no qual o Mario corre sozinho. Entre os fãs tradicionais da franquia, o jogo recebeu críticas mistas devido à sua natureza simplista. O jogo também levantou algumas sobrancelhas entre os usuários tradicionais de celulares, pois foi lançado inicialmente com um preço de US$ 10.
Isso ocorreu em um momento em que muitos outros jogos para celular estavam adotando o estilo free-to-play, ganhando dinheiro com anúncios e compras dentro do aplicativo.
Apesar de o jogo parecer um fracasso, a empresa de análise Sensor Tower estimou que a Nintendo lucrou mais de US$ 50 milhões, talvez mostrando o verdadeiro poder do reconhecimento da marca em um dispositivo que a maioria dos consumidores já possui. Se esses relatórios de lucro forem verdadeiros, uma nova atualização chegando pela primeira vez desde 2023 faz um pouco mais de sentido. Mas muitos fãs ainda podem estar se perguntando sobre o intervalo de tempo.