The Daily Beast deixou escapar sua review antes da hora, com duras críticas ao filme.
Por Gui Santos
Semana que vem, precisamente em 10 de Julho, estreia o aguardado novo filme do Superman, dirigido e roteirizado por James Gunn.
O embargo para reviews continua valendo até 8 de Julho para os que já assistiram o filme nas exibições para a imprensa. Porém o The Daily Beast acabou quebrando o embargo, publicando a review de Superman antes da hora. Ops!
Claro que o site já apagou a review, mas já era tarde demais pois a internet não perdoa, sendo republicada em outros sites, no Archive.org e nas redes sociais.
E caros leitores, a review de Superman do The Daily Beast não é nada favorável.
“Último prego no caixão dos filmes de herói”
Este é o exato título da review do The Daily Beast de Superman. “O terrível novo ‘Superman’ é o último prego no caixão do cinema de super-heróis“. Ouch!
O site não poupou duras críticas ao filme de James Gunn, chamando-o de uma “bagunça exagerada e caótica que não consegue reviver o gênero de super-heróis”.
Aqui deixo os principais pontos da review do The Daily Beast.
- O filme está lotado de personagens (heróis e vilões) mal desenvolvidos.
- Papéis coadjuvantes como Maxwell Lord, Supergirl e Senhor Incrível são introduzidos sem qualquer substância.
- Apesar do visual nítido, o filme carece de profundidade emocional, sendo superficial e bobo.
- A história é fragmentada, jogando o Superman de uma situação bizarra para outra sem uma coesão narrativa clara. Isso corrobora com os rumores de que o filme seria algo “episódico”.
- Pontos da trama incluem uma prisão interdimensional, uma parceria com Metamorfo e o salvamento de um bebê com cabeça gigante.
- O humor à lá James Gunn, antes elogiado em Guardiões da Galáxia , se perdeu aqui, com momentos escrachados demais, com exceção de alguns momentos leves com Krypto, o Supercão.
- O Superman de David Corenswet é charmoso, porém frágil.
- O tom do filme é oscilante. Não sabe se quer ser algo sombrio ou se quer ser algo vibrante.
- A análise conclui que a tentativa de James Gunn de atualizar o Universo DC pode não dar certo por justamente não ter uma base narrativa forte, algo que segundo o The Daily Beast, faltou e muito no filme.
Nota do editor: Claro que cada um terá seu ponto de vista sobre o filme. Porém o The Daily Beast é um dos poucos sites de entretenimento ainda confiáveis. Portanto, esta review é algo para se preocupar com este filme do Superman.
Espera, tem mais.
A Variety também falou sobre o filme do Superman, porém de forma mais sutil e o mais bizarro, em uma review de outro filme, Chefes de Estado que lançou na Prime Video estrelando Idris Elba e John Cena.
Não sabemos se foi algo proposital ou não mas na review da Variety de Chefes de Estado o site compara o tom de ambos os filmes, chamando Superman de James Gunn de “bobo” e ainda dizendo que Chefes de Estado é um filme melhor e mais divertido.
“Você poderia ser perdoado por descartar “Chefes de Estado”. Mas, nesse caso, você perderia um filme que não é mais bobo que “Superman” e muito mais divertido (uma comparação que vale a pena fazer, já que ambos aderem a um senso mítico de heroísmo).”
Isso pode ser mais um balde de água fria em relação ao filme, que teve gastos que ultrapassam os US$ 400 milhões de dólares. Vamos ver o quanto Superman de James Gunn irá performar e se as críticas do The Daily Beast e da Variety estão de acordo.