Por Claudio Dirani
Diretor desmentiu especulações e confirmou próximo passo
Consequências geradas por um dos filmes mais esperados dos últimos anos: informações e especulações são usadas como munição, e o Se Liga Nerd tem a obrigação de filtrar tudo o que aparece. Ao menos, no caso de Superman, de James Gunn, que estreia em 1º de julho de 2025, e pode ter um teaser no YouTube a qualquer momento.
Na semana passada, Gunn respondeu ao crítico Dan Marcus, que trouxe a especulação de que o trailer não teria sido editado ao gosto da Warner Bros/DC Studios. As palavras do diretor (ou manda-chuva) foram específicas.
A trocação foi parar na rede social Thread – onde o próprio Gunn apareceu para tentar esclarecer os detalhes das múltiplas edições que o vídeo tem passado.
Ao comentar sobre uma crítica feita pelo jornalista Dan Marcus – de que o estúdio teria dito para que o trailer fosse melhorado – James Gunn deu sua versão atualizada dos fatos.
“Quando ele (Marcus) diz “estúdio”, sou eu, já que o único estúdio envolvido no corte ou qualquer coisa a ver com o trailer é o DC Studios, ou seja, eu e Peter (e eu sou o que exige mais criatividade)”, pontuou Gunn. “Este é exatamente o mesmo processo rigoroso pelo qual passei cortando todos os trailers dos Guardiões (da Galáxia), pressionando o pessoal do marketing o máximo que posso, cortando e recortando até achar que temos algo digno do filme em si”, expôs o cineasta.
A mais recente novidade (que não corrobora muito com que a imprensa tem especulado) é uma boa notícia para os fãs mais preocupados. Segundo o site Comic Book Movie, Gunn tem apresentado um corte de Superman a um grupo seleto de espectadores (mantido em segredo). O resultado dessas sessões especiais, de acordo com o portal, tem sido satisfatório e positivo.
Contudo, há poucos detalhes a respeito, e quase nenhum comentário adicional – ao contrário do caos que têm rondado o set de Capitão América – Admirável lacre…quer dizer, Mundo Novo.
James Gunn aparece para evitar “incêndios”
Além da recente aparição nas redes sociais para esclarecer os detalhes sobre o trailer de Superman, James Gunn voltou a dar às caras na internet para comentar outra especulação da mídia. Há mais ou menos dois dias, foi espalhado que o filme iria requerer mais filmagens – o que sempre é motivo de preocupação.
Segundo, Gunn, não seria o caso de Superman. Pelo X, o diretor do longa colocou os pingos nos is, para evitar qualquer onda de má publicidade gratuita.
“Mais ou menos (se referindo às filmagens extras). Na verdade, será apenas um dia e meio, quando iremos realizar os chamados “pick up shots” – esclareceu Gunn, usando o jargão cinematográfico.
Explicando: um pick-up shot, nada mais é, que uma espécie de “retoque” para alinhar a edição das imagens, confira a definição completa.
“Um pick-up shot acontece geralmente quando a fotografia principal é finalizada, e ele é realizado para preencher lacunas, aprimorar a narrativa ou corrigir problemas de continuidade que se tornam aparentes durante a edição”, descreveu.