Tartarugas Ninja: Caos Mutante – As Polêmicas, o Desrespeito e o Controle de Dano

Compartilhe:

Pois bem meus queridos, todas as polêmicas rondando o novo filme das Tartarugas Ninja entitulado “Caos Mutante” chegaram a um patamar extremamente tenebroso e ouso dizer asqueroso. No meio disso tudo, produtoras e equipe deste filme iniciaram a “Operação Abafa”, o famoso Controle de Dano. Aqui vos trago um resumão de todo o desrespeito de Seth Rogen e da equipe desse filme ao legado das Tartarugas apaixonadas por pizza.

 

 

April O’Neil, nova integrante do Barangaverso

Tudo começou com o lançamento do primeiro trailer com animações e traços que nitidamente foram inspirados no estilo do Aranhaverso e que para mim não estão legais e já começaram a perder a mão com isso, mostrando as Tartarugas (Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo) fazendo vídeos para o TikTok aparentemente ao invés de estarem alertas nos arredores de Manhattan ou treinando com Mestre Splinter no esgoto.

Também o fato de que as quatro estão com vozes bem finas e um tanto infantis e vendo Após mostrarem um jovem Mestre Splinter com um cabelo black power DIVINO… Só que não, a dupla Bebop e Rocksteady, ambos protagonizados pelo próprio produtor Seth Rogen (pois pouco ego é bobagem) e John Cena, mostraram a April O’Neil que… Pois é, fizeram race swap nela… DE NOVO!

 

Sim meus queridos, essa cidadã da imagem acima é a April, dublada por Ayo Edebiri, uma moça negra pois na cabeça dessa galerinha xarope “o personagem tem que ter as mesmas características que o dublador agora e bibibi bóbóbó”… Mas pra mim pior que o race swap é que a April no filme produzido pelo degenerado do Seth Rogen está ridicularmente feia!

Pois é, tudo a ver com a April que conhecemos nas animações, nos jogos, nas HQs. Vou mais além ainda, desde a PRIMEIRA HQ das Tartarugas que tem um detalhe, April nem ruiva, muito menos negra era como essa galera chata tenta imputar. April surgiu branca, mas com cabelo castanho-escuro armado. Após o sucesso das primeiras impressões na Mirage Comics e principalmente com o lançamento da série animada de 1987 que a personagem estabeleceu-se ruiva por decisão de um dos criadores das Tartarugas Ninja que já queria a personagem ruiva mas que nas primeiras HQs não foi possível pelo fato das primeiras HQs serem em preto e branco e também pelo pouco recurso que Kevin Eastman e Peter Laird trabalhavam na época.

Tanto que o próprio Peter Laird em várias entrevistas sempre ressaltou que April O’Neil é e sempre será uma personagem de pele clara. Mas Laird foi o responsável por vender os direitos de adaptações para TV e Cinema da franquia à Viacom, que tem a Nickelodeon, da qual em boa parte ainda estava fazendo ótimas adaptações da franquia como a série animada de 2012. Mas que como bem sabemos como está a Nick de uns anos pra cá, permitiram coisas totalmente afrontosas como vai ser esse novo filme.

As vãrias faces de April O’Neil

 

E como disse antes, não foi a primeira vez que April teve um race swap sem qualquer explicação, apenas por agenda mesmo, que foi na fatídica série animada de 2018 “Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles”.

April O’Neil na série animada de 2018

 

Mas não para por aí. Seth Rogen, como era de se esperar dele, não mirou apenas na na April O’Neil. Ele foi até o quarteto principal.

 

Cowabunga!! Só que não…

Quem é fã de carteirinha das Tartarugas Ninja conhece e sabe bem das personalidades, características e até o significado das armas de cada um do quarteto formado por Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo, até mesmo escolhendo o seu favorito entre eles. O meu é o Donatello. E o de vocês? Respondam na seção de comentários.

Pois o “eterno adolescente” (como descreve os trailers) Seth Rogen não sabe absolutamente nada sobre. Aliás, deve saber e tá fazendo todas essas presepadas de propósito, como em muitos casos, pois encheu a boca pra dizer que “sempre assisti e acompanhei as Tartarugas Ninja desde criança”, aquela velha desculpa esfarrapada pra dizer que é “fã”. Digo desculpinha sim porque Rogen veio com esta pérola. “Eu cresci assistindo as Tartarugas Ninja e a parte adolescente sempre foi a parte menos explorada. Sempre achei que seria muito interessante explorá-los dessa forma, principalmente porque, pelo que entendi, todas as versões deles foram interpretadas por adultos.”, bostejou, digo, falou Rogen.

Sem contar que Rogen veio com a velha carta de “vamos manter a essência original” que depois vem com “fazer algo para ‘novo’ para o ‘público moderno'” e indo mais além na asneira de que a adolescência dos personagens nunca foi bem retratada.
“Com as Tartarugas Ninja , estava realmente tentando honrar tudo o que sempre amei [ao mesmo tempo] tentando infundir algo novo e emocionante nele”, concluiu. “E felizmente para nós, ninguém nunca havia usado adolescentes de verdade antes, e algo muito intuitivo se tornou algo que realmente abriu nossa versão; parece que faz com que pareça muito único. […] Eu acho que talvez no início nossos instintos talvez fossem como, ‘Vamos subverter isso; vamos torná-lo realmente diferente.’ E eu acho que você tem que criar algo que seja original, empolgante e criativamente único.” disse o “fã” Seth Rogen.

E ainda tem o fato de que foram escalados segundo Rogen, adolescentes de fato para dublarem o quarteto. Mas tem dois porém. Nicolas Cantu (Leonardo) e Shamon Brown Jr. (Michelangelo) tem ambos 19 anos, início da fase adulta. Ou seja, na visão da galerinha tá errado isso pois “o personagem tem que retratar o dublador” não é mesmo.

Mas calma, a coisa só piora por conta da ficha dos personagens que acabou vazando e depois dos trailers e clipes de cenas recentes, confirmou que primeiro, Seth Rogen não é e nunca foi fã da franquia e segundo, honrar o caramba que ele tá honrando.

 

As descrições das Tartarugas nas fichas desse novo filme não honram em nada tudo o que foi construído e estabelecido, distorcendo quaisquer características e até mesmo personalidades do quarteto. São coisas totalmente sem sentido e até memso bizarras para a franquia como Leonardo que “acha ser o líder, porém ninguém o respeita”, Raphael ser “durão por fora e sensível por dentro, com um problema de controle de raiva” e com o sonho de se tornar um lutador de MMA (hein?), Michelangelo “que nem se higienizar direito o faz” e sonha em ser um comediante de Stand-Up (ah meu Deus…) e Donatello que é “indeciso por ser muito inteligente e que por isso tem medo da própria inteligência” e que sonha em ser um artista de K-Pop… Tudo a ver com as Tartarugas…

E ainda vem o diretor do filme Jeff Rowe falar que o filme é sobre ‘sentimentos’. “Ser um adolescente é inerentemente um momento emocional, confuso e solitário em sua vida. Há muito sentimento em tornar esses personagens adolescentes reais.”

De fato, tanto produtor quanto diretor não são fãs coisa nenhuma pra fazerem essas mudanças ridículas no quarteto e ainda que “nunca retrataram a adolescência dos personagens só porque nunca foram dublados por adolescentes e blá blá blá”. Quem viu especificamente as séries animadas sabe bem que foi retratada sim a adolescência dos personagens pelas atitudes e caracterísitcas mesmo sendo dublados por adultos, seja na clássica de 1987, a edgy de 2003 e principalmente a de 2012 que para mim entre essas foi a que melhor retratou essa parte adolescente do quarteto. E de novo vou além. Até as HQs preto e branco de 1984 que Peter Laird trabalhou até 2014 souberam retratar em muitos momentos com maestria as personalidades despojadas e em certos momentos conflituosas de um adolescente nas Tartarugas.

 

Lembrando que também temos troca de genêro de personagens, no caso dos clássicos vilões Leatherhead e Wingnut. Também o fato de que Superfly nesse filme não é Baxter Stockman como foi na série animada de 2012 e sim uma das criações do doutor. Mas não se preocupem, será apenas isso de spoiler por hora pois sim, eu já tive acesso a spoilers principalmente do ato final que gente, é realmente pior do que eu pensava. Mas isso ficará para minha Review Insana no meu canal e aqui no Se Liga Nerd. Por hora, vamos para a mais recente polêmica da qual agora a própria Paramount e equipe do filme estão tentando fazer controle de dano.

 

O que fizeram com o Mestre Splinter…

 

Sim meu queridos, este rato desleixado, sem imponência e com barriga de chopp é o Mestre Splinter no filme Caos Mutante. Muito diferente da figura calma porém imponente nos momentos sérios, um verdadeiro mestre e figura paterna das Tartarugas.

Não apenas seu visual como também sua personalidade mudou pra MUITO pior. Neste filme agora ele é descrito como um “fanático anti-humano, que detesta a humanidade e quer seus filhos Tartarugas longe dos humanos à todo custo.” Algo que teve uma pista disso em um clipe de cena do filme e que foi confirmado recentemente na resenha do Price of Reason que afirmou: “Em todas as adaptações anteriores, Splinter se comporta de maneira muito sábia e oficial. Ele é uma figura de autoridade que impõe o respeito das Tartarugas, que também são seus alunos. Neste filme Splinter é uma piada completa. E embora eu goste de Jackie Chan, que dá voz a ele, acho que ele não foi devidamente utilizado aqui.”

“Além de ser um rabugento anti-humano, sua versão de Splinter sempre age como um bufão, constantemente tentando apaziguar as Tartarugas quando elas reclamam com ele.” disse Price of Reason.

A resenha ainda pontua como o quarteto das Tartarugas está no filme e pois é, é de fato uma naba.
“As Tartarugas também não parecem lutar muito neste filme e, quando o fazem, tudo parece bastante sem brilho. E por alguma razão as Tartarugas constantemente tratam Splinter com extremo desrespeito, como se ele fosse algum tipo de incômodo.”
Vocês viram aí né gente. Não apenas as características como também de fato a personalidade do quarteto foi completamente deturpada. Como pode os alunos tratarem seu mestre e figura paterna com desrespeito?

Então Price of Reason continua: “E para piorar, eles sempre agem e falam como um cruzamento entre Seth Rogen, crianças de cinco anos e esquisitos no Tik Tok. Suponho que Rogen achou que era uma boa ideia porque atrairia o público moderno, mas ao fazer as Tartarugas dessa forma, ele realmente despojou suas identidades ou agenciamento”, disse ele.

 

Mas não para por aí. Price of Reason pontua sobre algo que ocorre no ato final.

“Para adicionar insulto à injúria, no final do filme Splinter é visto beijando Scumbug e depois professando seu amor por Scumbug, com quem ele aparentemente inicia um relacionamento.”

“Agora, isso por si só já está fora do personagem de Splinter, como o conhecemos há anos, pois simplesmente não parece algo que ele faria. Mas depois, depois de pesquisar os pôsteres dos personagens para este filme e também consultar o Tom de Midnight’s Edge, cheguei à conclusão de que eles decidiram apresentar Splinter neste filme como um personagem LGBT, uma decisão criativa da qual discordo. já que ele nunca foi apresentado dessa forma nos 40 anos que essa franquia existe.”

Exatamente isso que vocês viram, Mestre Splinter não apenas virou um resmungão anti-humano, desrespeitado pelos alunos como também virou gay. Simplesmente por virar mesmo, por agendinha mesmo. Aliás, o motivo de Splinter odiar os humanos nesse filme é por conta de sua ligação com as baratas e que os humanos só pisam nelas… É isso mesmo. E sim, mais um pequeno spoiler. Por isso que Splinter, um rato, decide ter um relacionamento amoroso com uma barata que ainda faz o trocadilho e fusão de inseto com escória (scumbag em inglês).

E o relaciomento gay é comprovado em um tweet feito pela própria Paramount do Reino Unido há mais de um mês em que eles apresentam Scumbug como “Himself” ou seja, ele mesmo.

Tweet este que foi excluído curiosamente após Price of Reason e outros terem falado sobre isso. Também o diretor Rowe falou que houve um erro no pôster de Scumbug. E só repararam esse “erro” mais de um mês depois? Que coisa hein. Ainda Price of Reason disse o seguinte após pessoas terem dito em comentários que Scumbug é retratado como “ela”: “As pessoas têm me dito que acabaram de ver o TMNT Mutant Mayhem e alguém se refere a Scumbug como “Ela” e eu queria abordar isso. Quando vi uma triagem inicial 5 dias atrás, pelo que me lembro, o gênero de Scumbug não foi mencionado de uma forma ou de outra. Sabendo que esse personagem era historicamente masculino.”

Mafinha já fez uma matéria sobre o controle de dano mas estou dando aqui mais detalhes. Pois esta fala do Price of Reason veio dias antes da Paramount deletar o tweet do pôster de Scumbug e agora com ambos Paramount, equipe do filme, com a ajuda da grande mídia fazendo uma tremenda “Operação Abafa” dizendo que Scumbug é fêmea no filme, sendo assim mais um gender swap então já que Scumbug sempre foi um personagem masculino.

 

E ainda tem se falado nos bastidores havia a dúvida por parte de Seth Rogen e Paramount se Scumbug seria um personagem masculino, feminino ou até mesmo um personagem trans. Aí eu questiono. Se Paramount e Seth Rogen sempre imaginaram Scumbug como uma mulher ou até mesmo trans, por que o personagem sempre foi retratado como homem em quase todas as mídias das Tartarugas Ninja? Mesmo se Scumbug tivesse um gender swap e fosse aí um relacionamento straight, também acho errado pois como bem pontuado pelo Price of Reason, relacionamentos amorosos nunca fizeram parte do Mestre Splinter ao longo dos 40 anos da franquia.

É nítido que todas estas decisões e mudanças foram feitas pelo propóstio da agendinha e que agora estão fazendo de tudo pra tentar colocar isso debaixo do tapete. Mas já é tarde pois o fim de semana de estreia do filme nos EUA não foi nada favorável. Sim, o filme já estreou por lá na última sexta, 4 de Agosto, com queda de bilheteria já no DOMINGO, arrecadando apenas US$43 milhões de dólares no primeiro fim de semana, número bem abaixo da expectativa inicial. Lembrando que o orçamento do filme foi entre US$70-80 milhões. Contando com o marketing pesado do filme, estando em inúmeros programas de TV, eventos e propagandas, o gasto foi de aproximadamente US$150 milhões. Nos resta aguardar pelo lançamento internacional dia 31 de Agosto, incluindo aqui no Brasil para vermos se esse amontoado de desrespeito a um legado de 40 anos chamado de Tartarugas Ninja: Caos Mutante vai se pagar ou não.

O que achou dessas mudanças e da tentativa patética de Paramount e equipe do filme de controle de dano? Deixe sua opinião nos comentários.

Publicidade
Publicidade