Um youtuber americano foi sentenciado a 5 anos de prisão federal por fazer a propaganda de um produto considerado ilegal em seu canal. O caso está gerando polêmica sobre a criminalização de conteúdos na internet.
Matthew Hoover, 39 anos, dono do canal CRS Firearms, fez a divulgação de cartões de metal que poderiam ser usados para converter armas semi-automáticas em automáticas.
De acordo com o Ministério Público, o anúncio de Hoover levou a um aumento substancial nas vendas do produto, considerado ilegal. O youtuber, que tinha 200 mil inscritos, foi condenado por conspiração e transferência de dispositivos de conversão não registrados.
A defesa alegou que os cartões eram apenas desenhos e peças de metal, sem funcionalidade por si só. Porém, Hoover foi sentenciado a 5 anos de detenção, mesmo tempo dado ao verdadeiro vendedor dos dispositivos.
O caso está provocando debates sobre a criminalização de conteúdos e anúncios na internet. Especialistas temem que sentenças tão duras por propagandas possam criar precedentes perigosos para a liberdade de expressão.