Tim Burton acusa Warner Bros. de apropriação cultural pela representação do Batman de Michael Keaton em The Flash e diz estar em “revolta silenciosa”

Compartilhe:

O cineasta Tim Burton criticou recentemente a Warner Bros. pelo que considera uma “apropriação cultural” de suas versões dos personagens Batman e Superman no filme The Flash.

Burton dirigiu os filmes Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992), estrelados por Michael Keaton no papel do Homem-Morcego. Já em Superman Lives, que nunca foi finalizado, Nicolas Cage interpretaria o Homem de Aço sob a direção de Burton.

Em The Flash, Keaton e Cage fazem breves aparições reprisando essas mesmas versões dos personagens, o que desagradou o cineasta. “Eles podem pegar o que você fez, o Batman ou qualquer coisa, e se apropriar culturalmente disso, ou o que quer que você queira chamar”, reclamou Burton.

De acordo com o diretor, os estúdios têm total liberdade para fazer o que quiserem com personagens que, na visão dele, são de sua propriedade criativa. “”Mesmo sendo contratado pela Disney ou pela Warner Brothers, no final das contas os estúdios podem fazer o que bem entenderem com os personagens”, criticou Burton.

Por conta disso, Burton afirmou estar em “revolta silenciosa” contra os estúdios. Recentemente, ele já havia reclamado publicamente das mudanças feitas em Batman Para Sempre, dirigido por Joel Schumacher após sua saída da franquia.

Apesar das críticas aos estúdios, Burton afirmou não se arrepender do tempo que dedicou ao projeto nunca finalizado de Superman Lives. “Quando você se dedica tanto a um projeto que acaba não acontecendo, isso te impacta pelo resto da vida”, refletiu o cineasta.

Dessa forma, o diretor segue insatisfeito com o uso de suas versões dos personagens pela Warner Bros. sem a sua supervisão.

Publicidade
Publicidade