Por Claudio Dirani
Mais uma missão possível para o ator
Não há como negar. O bromance entre Tom Cruise e o diretor Doug Liman deu muito certo, sim, a ponto dos fãs clamarem por uma sequência do excelente No Limite do Amanhã (2014) – um sci-fi muito bem escrito e cheio de humor. Já a bilheteria…bem, não foi dos sonhos.
Com um pesado orçamento de U$ 178 milhões, o longa fez módicos US$ 370,5 milhões. O desempenho razoável, no entanto, não foi forte o bastante para impedir que o filme se tornasse um dos campeões de visualizações em plataformas de streaming.
Voltando para o futuro, Cruise e Liman estão acertando os detalhes para uma nova parceria: Deeper (ainda sem título em português) – uma combinação de ficção com terror que colocará o astro em um cenário sombrio.
Do pouco que se sabe, temos uma breve premissa central de Deeper:
“O roteiro fala sobre um astronauta (Cruise) que encontra uma força aterrorizante enquanto mergulha fundo em uma trincheira nunca antes explorada da galáxia”.
Segundo Liman, a trama tem sido desenvolvida desde 2016, e já sofreu diversos contratempos. Incluindo, a troca de protagonistas e diretores. Originalmente, o filme seria distribuído pelo MGM Studios, com Bradley Cooper como ator principal. O diretor também seria outro: o húngaro Kornél Mundruczó.
No meio do caminho, mais uma troca: saí Cooper e entra Idris Elba. A direção também foi alterada, entrando no projeto o islandês Baltasar Kormákur.
Tom Cruise nunca atuou filmes de terror…será?
Ao comentar sobre a oportunidade de rodar um longa de terror, o diretor Doug Liman afirmou: “Nunca dirigi um filme desse gênero. Nem Tom”.
A informação é apenas meia-verdade. Tom Cruise já foi o vampiro Lestat no clássico Entrevista com o Vampiro (1994), de Joel Schumacher. Ele também foi a estrela da versão de 2017 de A Múmia, um remake do Monsterverse do Universal Studios.
Quanto a produções que envolvam viagens espaciais e terror à moda da franquia Alien, o astro de Missão Impossível ainda não abraçou, o que pode ser um fator revigorante para a carreira que despontou universalmente com Top Gun – Ases Indomáveis (1986).
Desde então, Cruise nunca recusou um desafio – e muito menos olhou para trás!