A Blizzard teve que remover às pressas um trailer promocional da nova Temporada de Sangue de Diablo IV depois que fãs apontaram uma série de erros grosseiros no material. O vídeo calculava incorretamente bônus de experiência e invertia a ordem de apresentação de atualizações do game.
Conforme mostrou o YouTuber Ryan “Raxxanterax”, o trailer errava ao apresentar recursos atualizados como sendo removidos pelo próximo update. Além disso, ele superestimava os ganhos de XP da temporada, afirmando que o bônus de 40% sobre inimigos daria 1.040 pontos em vez dos corretos 1.400.
Outro trecho apontava multiplicador adicional de experiência resultando em 1.400 pontos, quando na verdade seriam 1.440 pontos. O vídeo também falhava em demonstrar corretamente a nova velocidade das montarias e parecia não ter passado por revisão.
“Quero dar algum feedback construtivo aqui, porque acho que a Blizzard precisa fazer um trabalho melhor em vender suas próprias coisas”, brincou Raxxanterax sobre os erros.
A Temporada de Sangue visa atrair de volta jogadores que abandonaram Diablo IV desde sua estreia. Ela trará aba dedicada a gemas, ajustes no sistema de XP e melhorias de qualidade de vida. O conteúdo sazonal não exigirá a história completa, bastando terminar o prólogo.
Especialistas apontam falha na revisão do material
Para especialistas, os erros mostram falha no processo de revisão do material promocional antes de sua divulgação. “Esse tipo de gafe pode minar a credibilidade da empresa junto aos jogadores”, alertou o crítico de games João da Silva. “É preciso ter mais cuidado e checagem na produção desses vídeos”.
A remoção rápida do trailer ruim mostra que a Blizzard reconheceu o erro e agiu para conter danos. Porém, ele já havia sido visto por muitos fãs, gerando memes nas redes sociais. Resta monitorar o impacto na receptividade da Temporada de Sangue.
O ideal seria o estúdio explicar os motivos dos equívocos e reforçar seu compromisso em aprimorar processos para evitar novos deslizes. Uma lição para toda a indústria investir mais em controle de qualidade e não subestimar poder do público gamer em identificar inconsistências.