Valve informou à Nintendo sobre o lançamento do emulador Dolphin para evitar questões legais

Compartilhe:

Na semana passada, o lançamento do emulador Dolphin, que permite jogar games de Wii e Gamecube, no Steam, foi adiado após a Nintendo emitir uma ordem de cessar e desistir. Agora, foi revelado que a Valve também desempenhou um papel na suspensão do Dolphin Emulator.

De acordo com cópias de e-mails obtidos pelo The Verge, a Valve comunicou a Nintendo sobre o Dolphin Emulator, visando evitar possíveis problemas legais.

Como mencionado pelo The Verge, a Valve provavelmente levantou essa preocupação com a Nintendo para evitar a distribuição de um emulador que poderia infringir direitos autorais. A Nintendo considera o Dolphin Emulator como um “emulador ilegal”, devido, em parte, ao uso de chaves criptográficas não autorizadas pela empresa.

Video Game, The Legend of Zelda: Link’s Awakening (Nintendo Switch)

A Nintendo também fez referência à Seção 1201 da DMCA, que estabelece que as empresas não podem disponibilizar tecnologias que sejam “principalmente projetadas ou produzidas com o objetivo de contornar uma medida tecnológica que efetivamente controle o acesso a uma obra protegida por este título”. Essa citação nos e-mails para a Valve sugere que a Nintendo também pode tomar medidas legais contra a própria Valve por distribuir o Dolphin Emulator.

Em comunicado ao The Verge, a Valve confirmou seu envolvimento e afirmou que “suspenderá a distribuição do conteúdo até que as partes envolvidas indiquem que resolveram sua disputa”. Dado o histórico da Nintendo de ações legais contra emuladores, é improvável que essa disputa seja resolvida facilmente.

O lançamento do Dolphin Emulator foi adiado indefinidamente e removido do Steam na semana passada, após receber uma ordem de cessar e desistir da Nintendo. Posteriormente, a Nintendo explicou sua decisão, alegando que o emulador “prejudica o desenvolvimento e inibe a inovação”. No entanto, é importante notar que a Valve inadvertidamente endossou a emulação ao apresentar o emulador do Nintendo Switch, Yuzu, em um vídeo promocional do Steam Deck no ano passado.

Aparentemente, mais uma novela longe de acabar.

Publicidade
Publicidade