O Momento Viral
Em questão de dias, a internet fervilhou em torno de um momento constrangedor durante um show do Coldplay. A equipe do evento focou a câmera na plateia na esperança de encontrar um casal fofo que pudesse inspirar aplausos da multidão. Em vez disso, a câmera flagrou o que parecia ser um momento ilícito entre dois executivos que imediatamente se desviaram dos holofotes, envergonhados. O aparente escândalo, que está em toda a web, foi transformado em um videogame cujo objetivo é encontrar o casal na multidão.
Criado por Jonathan Mann, conhecido por sua longa série “uma música por dia”, Coldplay Canoodlers é uma versão curta, mas inspirada, do momento viral da “kiss cam”. Os jogadores movem o mouse pela multidão em pixel art, onde o jogo posiciona aleatoriamente o casal. Cada vez que você localiza o casal, a filmagem real do momento viral é reproduzida e sua pontuação aumenta. O jogo então reinicia e o casal reaparece em outro lugar para você encontrar. É como se “Onde está Wally?” fosse feito por tabloides.
Do Flagra ao Jogo
Para aqueles que não estão por dentro, o momento imortalizado neste jogo envolve duas pessoas que trabalham em uma empresa de tecnologia chamada Astronomer, uma empresa de orquestração de dados avaliada em mais de um bilhão de dólares que utiliza recursos como IA para otimizar e manter fluxos de trabalho. Ela tem sido usada por empresas de jogos para ajudá-las a “orquestrar processos muito complexos”, de acordo com uma postagem de blog.
A razão de tudo isso ter explodido tanto é porque a dupla no vídeo é casada com outras pessoas, e o momento foi extremamente visível. Em algumas filmagens do fiasco, o vocalista do Coldplay, Chris Martin, pode ser ouvido se perguntando se as duas pessoas na “kiss cam” estão tendo um caso, dada a rapidez com que param de se abraçar assim que a câmera foca neles. Outro aspecto que chamou a atenção das pessoas é o fato de envolver duas pessoas da área de tecnologia trabalhando em uma empresa cuja cultura foi descrita como “tóxica”. Há um elemento de schadenfreude em ver duas pessoas poderosas e aparentemente não apreciadas expostas, basicamente. Parte da reação negativa também se desenrolou no LinkedIn, de todos os lugares. Quase todos os aspectos contribuíram para o espetáculo, como o fato de o CEO ter elogiado sua funcionária publicamente logo após contratá-la. O jogo foi “codificado por vibe”, diz Mann, referindo-se a uma prática em que alguém usa IA para criar uma experiência, como um aplicativo. O usuário não precisa saber codificar, para isso existe a IA — em vez disso, o humano fornece a visão e a IA a gera. O jogo foi criado rapidamente em menos de 24 horas e, embora haja alguns bugs, na maior parte funciona como pretendido, a ponto de algumas pessoas nem perceberem que a IA estava envolvida.