A intérprete de Cara Dune ainda tem a possibilidade de retornar ao papel. Carano agradeceu aos fãs e à Elon Musk.
Por Gui Santos
Sabemos bem da injusta demissão em 2021 de Gina Carano, atriz e ex-lutadora de MMA que se consagrou entre os fãs de Star Wars no papel de Cara Dune em O Mandaloriano.
Injusta sim pois foi por conta de um post do qual os cheirosos “””fãs””” de Star Wars e subsequente a própria Disney interpretaram como “ofensivo”.
No ano passado, Carano abriu um processo contra a Disney e a Lucasfilm pelos ataques covardes e difamação que sofreu.
Além de pontuar que colegas de elenco fizeram declarações tão controversas quanto à dela, como foi o caso do infame Pedro Pascal.
Pois nesta última quinta (7), Gina Carano obteve uma importante vitória!
Disney e Lucasfilm recuaram
Com Disney e Lucafilm tendo derrotas no processo, ambas decidiram recuar e chegaram a um acordo com Gina Carano, que entrou com uma ação judicial contra as empresas por discriminação e demissão injusta após sua demissão da série O Mandaloriano, do Disney+.
Seu processo, aberto em 2024 com apoio financeiro de Elon Musk, alegava que a Disney e a Lucasfilm a difamaram e a atacaram por suas opiniões políticas.
Também no processo, Carano alega que a trataram de forma diferente de colegas de elenco masculinos que fizeram declarações igualmente controversas.
O Deadline relatou que Gina Carano está “feliz com a forma como as coisas foram tratadas”.
Cara Dune de volta!?
Um porta-voz da Lucasfilm confirmou o acordo feito, sem divulgar seus termos, como também alegou que a empresa está ansiosa para “colaborações futuras”.
“Com a conclusão deste processo, esperamos identificar oportunidades de trabalhar em conjunto com a Sra. Carano em um futuro próximo.”
Lembrando que no processo, Gina Carano também pediu para que fosse recontratada pela Disney/Lucasfilm, haja visto a demissão injusta.
Porém na mesma nota, a Lucasfilm tentou dar o famoso “migué” dizendo:
“A Sra. Carano sempre foi muito respeitada por seus diretores, colegas de elenco e equipe, e ela trabalhou duro para aperfeiçoar sua arte enquanto tratava seus colegas com bondade e respeito.”
O que aconteceu foi justamente o contrário. Além de ter sido atacada e demitida injustamente, Gina Carano foi tratada com desdém pela Disney/Lucasfilm e alguns colegas.
Porém, Carano contou com o apoio de outros colegas de elenco, amigos, incluindo Elon Musk que apoiou também financeiramente e uma legião de fãs.
Fãs estes que ficaram do lado de Carano, fãs dos quais ela fez questão de agradecer por todo apoio e carinho em uma mensagem no X, comemorando sua vitória.
“Quero expressar minha mais profunda e sincera gratidão a Elon Musk, um homem que nunca conheci, que fez esse ato de bom samaritano por mim ao financiar meu processo. […] Aos meus advogados que me guiaram por esse território desconhecido, obrigado por sua sabedoria e orientação.
Gostaria de agradecer a todos pelo apoio incansável ao longo da minha vida e carreira. Vocês foram o coração que manteve minha história viva. Espero deixá-los orgulhosos. Estou animada para virar a página e avançar para o próximo capítulo. Meus desejos continuam nas artes, e é aí que espero que você se junte a mim. Sim, estou sorrindo.”
Nós também Gina Carano, estamos sorrindo.