Warner Bros. Discovery Admite Prejuízo de $ 200 Milhões com ‘Suicide Squad: Kill The Justice League’

Compartilhe:

Fracasso do Jogo Resulta em Impacto Financeiro Significativo para a Empresa

Em uma confirmação financeira da reputação do título como um dos piores desastres gerais na história dos videogames, a Warner Bros. Discovery admitiu que o fracasso absoluto de Suicide Squad: Kill the Justice League resultou em um impacto de $ 200 milhões em seu resultado final.

Essa confissão sobre o fracasso de SS:KTJL foi oferecida pelo CEO da WBD, David Zaslav, e pelo CFO, Gunnar Wiedenfels, durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2024 da empresa, realizada em 9 de maio.

O primeiro a falar sobre o assunto foi Zaslav, que em seus comentários iniciais observou brevemente aos investidores que “Infelizmente, as finanças do estúdio no primeiro trimestre foram ofuscadas pela difícil comparação nos jogos após o ótimo desempenho de Hogwarts Legacy no ano passado e o lançamento decepcionante de Suicide Squad [Kill the Justice League] no primeiro trimestre em nosso grupo de jogos.”

Posteriormente, expandindo essas informações ao detalhar as finanças trimestrais do estúdio, Wiedenfels explicou: “O declínio de mais de $ 400 milhões em relação ao ano anterior no primeiro trimestre [relatado no comunicado de resultados da empresa] foi devido principalmente à comparação muito difícil que enfrentamos nos jogos contra o sucesso de Hogwarts Legacy no ano passado no primeiro trimestre, em conjunto com o lançamento decepcionante de Suicide Squad no trimestre passado, que prejudicamos, levando a um impacto de $ 200 milhões no EBITDA [Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização] durante o primeiro trimestre.”

De acordo com o comunicado de resultados mencionado, o EBITDA do segmento de estúdio da empresa – que inclui suas operações de videogame, televisão, cinema e entretenimento doméstico – caiu cerca de 70% em comparação com o trimestre do ano anterior, passando de $ 607 milhões em 2023 para apenas $ 184 milhões em 2024.

Segundo a WBD, esse declínio foi amplamente causado por SS:KTJL, com a pouca mitigação de danos que pôde ser feita sendo entregue pela receita teatral de Dune: Part Two e pela receita de entretenimento doméstico de Wonka e Aquaman and the Lost Kingdom.

Curiosamente, embora esta seja a primeira vez que a empresa fornece detalhes financeiros sobre o fato, não é a primeira vez que a WBD admite o fracasso de SS:KTJL.

Falando com investidores durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2023 da empresa em 23 de fevereiro, Wiedenfels explicou que, quando se tratava do futuro de seu segmento de videogames, “Estamos cobrindo o lançamento de Hogwarts Legacy em fevereiro do ano passado, que viu a maior parte de seu impacto financeiro muito positivo no primeiro trimestre. Este ano, Suicide Squad [Kill the Justice League], um de nossos principais lançamentos de videogames em 2024, ficou aquém de nossas expectativas desde seu lançamento no início do trimestre, configurando nossos negócios de jogos para uma comparação difícil ano a ano no primeiro trimestre.”

Além disso, o CFO também revelou que as finanças do segmento de estúdio nem teriam a chance de se recuperar totalmente do desempenho mais do que decepcionante de SS:KTJL antes de sofrerem outro golpe, já que “no lado dos filmes, o primeiro trimestre será sobrecarregado com as campanhas de marketing de Dune [Part] Two e Godzilla vs. Kong, que estreia no final do trimestre.”

Em última análise, esse resultado não é surpreendente, dado o quão mal o jogo – entre sua narrativa terrivelmente escrita, design de jogabilidade preguiçoso e modelo de monetização impulsionado pela ganância corporativa – foi recebido pelos jogadores.

E embora as evidências de sua rejeição à existência cínica de SS:KTJL sejam prontamente abundantes por meio de uma rápida pesquisa em qualquer plataforma de mídia social, basta olhar para o desempenho atual do jogo no Steam.

No momento da redação, a contagem de jogadores atualmente está em um pico de 24 horas de apenas 150, com seu pico mensal – um pouco menos de três meses após seu lançamento – ficando apenas um pouco mais alto, em 591.

Infelizmente, essa tendência de fracassos parece ter se tornado comum em Hollywood, com a cultura “woke” muitas vezes priorizando a inclusão forçada em detrimento da qualidade do produto final. Embora a representatividade seja importante, alterar personagens estabelecidos para se adequar a agendas políticas raramente agrada aos fãs dedicados. Resta saber se esses tropeços continuarão ou se levarão a uma mudança de abordagem na indústria do entretenimento.

 

Prévia de “Suicide Squad” indica novo fracasso da DC no mercado de games

Publicidade
Publicidade