“Warner Bros: DVDs apodrecem, empresa demora em responder.”

Compartilhe:

A Crise do DVD

Em uma época em que filmes e séries, sejam antigos ou recentes, correm um risco cada vez maior de cair no esquecimento — seja por arquivamento inadequado, exclusões sumárias ou simplesmente falta de preservação —, nós nos agarramos aos meios físicos como uma tábua de salvação. Pelo menos, era o que pensávamos. Eis que surge a notícia de que a Warner Bros., já abalada internamente há anos, viu seus problemas se espalharem para o catálogo de DVDs. Vários títulos, por anos seguros nas coleções dos fãs, começaram a apresentar um fenômeno preocupante: o temido “disco roto”.

Esse tipo de desgaste em DVDs não é impossível, mas o que causa espanto é a gravidade e a abrangência do problema, especialmente em discos produzidos entre 2006 e 2009, que teoricamente deveriam durar muito mais tempo. Embora os colecionadores já estivessem cientes desse “disco podre” da Warner há algum tempo, a empresa demorou para reagir ao barulho crescente da comunidade.

 

A Resposta da Warner e o Futuro dos Meios Físicos

A crise ganhou visibilidade depois que Chris Bumbray, do site JoBlo, relatou publicamente seus DVDs da Warner completamente danificados e sem condições de uso. Diante disso, a Warner Home Video enfim se pronunciou, prometendo substituir o máximo possível de produtos afetados.

No comunicado oficial, a empresa afirma:

“A Warner Bros. Home Entertainment está ciente de possíveis problemas que afetam títulos de DVD produzidos entre 2006 e 2008, e temos trabalhado ativamente com os consumidores para substituir discos defeituosos. Onde possível, fazemos a substituição pelo mesmo título. Porém, alguns itens já não estão mais em catálogo ou tiveram direitos expirados, então oferecemos a troca por um título de valor semelhante.”

A Warner também disponibilizou um e-mail de suporte ([email protected]) para que os consumidores possam solicitar ajuda. Vale lembrar que, em condições normais, os DVDs são mais resistentes que CDs e podem durar um século se forem bem cuidados. Mesmo assim, relatos do The Verge e do The AV Club mostram que, em alguns casos, os discos estavam rachados ou descoloridos ainda lacrados na caixa.

Para organizar a bagunça, o colecionador e historiador de cinema conhecido no YouTube como Damn Fool Idealistic Crusader elaborou uma espécie de lista-mestra com os títulos da Warner do fim dos anos 2000 que estão “podres” (não em sentido figurado, mas literalmente comprometidos). São nada menos que 215 lançamentos, incluindo edições de Batman: A Série Animada, As Aventuras do Superman, versões de Blade Runner e coleções de Alfred Hitchcock, além de muito conteúdo clássico de TV. Muitos desses itens não existem em Blu-ray e/ou streaming, sendo, portanto, obras raras que podem se perder para sempre caso não recebam a devida conservação.

De fato, a mídia física sempre foi vista como uma forma de garantia para manter nossa herança cultural viva. Mas, com esses acontecimentos, surge a dúvida: vamos conseguir preservá-la? Quem viver, verá.

Disney Terceiriza Produção de DVDs para Sony em Meio à Derrocada do Mercado Físico

Publicidade
Publicidade