Warner contra Boll: “Batman” vira alvo de briga judicial

Compartilhe:

Diretor polêmico Uwe Boll desafia a Warner Bros. pelo título “O Cavaleiro das Trevas”

O diretor alemão Uwe Boll, conhecido por sua audácia e filmes controversos, provocou a ira da Warner Bros. ao usar o título “O Cavaleiro das Trevas” para seu novo projeto. O filme, estrelado por Armie Hammer, não tem relação com a franquia de super-heróis da DC, mas a escolha do nome gerou uma disputa com os detentores da propriedade intelectual.

Num comunicado, a Warner Bros. ordenou que Boll se abstenha de usar o título do filme de 2008 dirigido por Christopher Nolan. No entanto, o diretor se recusou a ceder. Em um podcast, Boll declarou: “A DC e a Warner já me contataram dizendo que não posso usar o título”.

Boll defendeu sua postura, dizendo: “Eu entendo isso, mas também lembrei a eles que eles usaram o título ‘Rampage’ no filme do The Rock. O fato de terem feito isso, pedindo minha permissão, deveria gerar alguma gratidão, então eles poderiam concordar que este não é um filme do Batman e que eu posso usar o título”.

Boll busca reconhecimento após uso anterior do título “Rampage”

Boll havia produzido um filme chamado “Rampage” anos antes do filme de monstros de 2018, baseado no jogo da Midway e estrelado por Dwayne Johnson. O filme original foi coproduzido pela New Line Cinema, uma divisão da Warner Bros., que também distribuiu o blockbuster.

Curiosamente, a Warner Bros. teve que pedir permissão a Boll para usar o título “Rampage”, que também foi usado em um thriller policial em 1987 pelo falecido William Friedkin. Após uma produção conturbada, o filme de Friedkin foi lançado em 1992.

“O Cavaleiro das Trevas” de Boll promete ser uma “reflexão muito sombria e violenta” da Europa moderna, abordando crimes cometidos por migrantes. O diretor critica os filmes de super-heróis, afirmando que “a maioria dos filmes da DC e da Marvel são péssimos. São longos demais, cheios de CGI e tudo é falso, e as histórias são ruins. Especialmente o Batman, quantos filmes do Batman precisamos ver?”.

Publicidade
Publicidade