Como o mutante foi parar na cruz no longa de Shawn Levy
Por Claudio Dirani
Para quem adora X-Men, uma das cenas mais intrigantes inseridas em Deadpool & Wolverine é a que nosso mutante favorito com ossos cobertos por adamantium aparece capturado e preso em uma espécie de cruz.
A visão sombria de Logan foi extraída na publicação The Uncanny X-Men nº 251, lançada nos Estados Unidos em 4 de julho de 1989, e assinada pelo fantástico Chris Claremont com arte do não menos lendário Marc Silvestri.
O resumo do roteiro da HQ é dramático: capturado pelo grupo anti mutante conhecido como Carniceiros (The Reavers), Wolverine entra em transe e começa a ter alucinações sobre o passado e futuro da humanidade – temática que se encaixou perfeitamente no longa de Shawn Levy e sua bilheteria recordista de US$ 1.15 bilhão (até o momento).
Se você não acompanha de perto as histórias em quadrinhos, o Se Liga Nerd entrega para você todo o contexto. O flashback visto em Deadpool & Wolverine chegou ao Brasil em março de 1993 na edição nº 53 de X-Men 1ª Série (Editora Abril) em Devaneios Febris – história que reúne ainda os personagens Rei Branco, Lady Letal, Esmaga-Ossos e Jubileu.
Wolverine: “Devaneios febris”
O cenário apocalíptico visto em Devaneios Febris tem um protagonista: o milionário industrial Donald Pierce, criado em 1980 por Chris Claremont, como um infiltrado no infame Clube do Inferno.
Com seu visual baseado no ator inglês Donald Sutherland, Pierce fica obcecado pelo extermínio dos mutantes. Para isso, ele forma os Carniceiros, o grupo de mercenários responsável pela já citada crucificação de Wolverine.
No cinema, Pierce fez sua estreia no excelente Logan (2017), interpretado por Boyd Holbrook, onde o vilão tenta executar a missão de capturar crianças-mutantes. Entre elas, Laura Kinney, a X-23 – o clone feminino de Wolverine que retorna em Deadpool & Wolverine, novamente na pele da ótima atriz Dafne Keen Fernández.