Ex-diretor de marketing soltou o verbo. Tec Toy também se pronunciou.
O Zeenix foi prometido como o grande retorno da Tec Toy ao mercado de games. Setor que dominou aqui no Brasil durante os anos 90 graças a grande parceria com a Sega na época.
Porém desde seu anúncio até declarações polêmicas, bastidores conturbados e presepadas anteriores da Tec Toy, muitos já ficaram com um pé atrás em relação ao Zeenix.
Pois agora a Tec Toy se vê mais uma vez em uma situação complicada, com toda a equipe do Zeenix pulando fora. Será que o Zeenix, que nem lançou oficialmente, está com seu futuro incerto?
O que aconteceu?
☠️Aparentemente o Zeenix nem nasceu e já morreu: é possível encontrar nas redes sociais ex-funcionários apontando que pediram demissão da Tec Toy, entre eles o Pedro Caixa (responsável pelo marketing) que gravou esse vídeo explicando os últimos acontecimentos. pic.twitter.com/kQuw8mBIKZ
— Daniel #OfertasNintendo Reenlsober 👾 (@danielreen) March 14, 2025
Em uma publicação no Instagram (compartilhada no X por @danielreen), o influencer e agora ex-diretor de marketing do Zeenix Pedro “Caxa” Cruz decidiu abrir o jogo.
Pedro Caxa revelou que todos, sim, TODOS os funcionários das equipes do Zeenix PEDIRAM DEMISSÃO da Tec Toy. O motivo? Discordâncias com a empresa dona da Tec Toy, a Transire.
“Já faz um tempo que saí da Tec Toy. Eu não fui a única pessoa à sair. Posso dizer que eu e o Time Zeenix tínhamos uma visão muito clara do que a gente via o que o Zeenix precisava ser. Só que após o anúncio [na Gamescon Latam], a gente da equipe sabia que seria assim, mas o resto da empresa [Tec Toy/Transire] não.”
Pra quem não sabe a Transire é uma empresa especializada em automação comercial e máquinas de cartão que comprou uma Tec Toy que estava à beira da falência em 2022.
Era nítido que a Transire entendia muito pouco (ou nada) sobre games e Pedro Caxa em seu vídeo parece que deixou isso claro.
Ainda segundo Pedro, o único que ficou pra segurar a bucha foi Eddy Antonini, gerente de projetos do Zeenix.
“A Transire tinha uma visão diferente do que o Zeenix precisava ser do que a gente da equipe tinha. Éramos movidos por propósitos. Então acabou que todo mundo da equipe saiu. O Eddy [Antonini] continua lá, mas todo o resto, nós saímos. Começando pela equipe de programação e por último a equipe de marketing.”
Clima pesado e visão arcaica da Transire/Tec Toy
Mas não parou por aqui. Em entrevista após o vídeo que lançou já que a coisa toda repercutiu, Pedro Caxa soltou ainda mais o verbo, revelando bastidores bem conturbados do Zeenix.
“A Tec Toy tem uma política rígida nos horários e um esquema de cobrança bem arcaico na minha visão.”, disse Pedro Caxa. “O ambiente era muito pesado para uma equipe tão nova como a nossa.”
Então Pedro Caxa decidiu dar ainda mais detalhes do que aconteceu após o anúncio do Zeenix na Gamescon Latam do ano passado e as decisões bizarras que Transire/Tec Toy tomou.
“Durante o evento, estava tudo bem. Estávamos muito focados, o mês todo foi muito corrido para a equipe muito pequena de marketing, de quatro pessoas. Tanto que a equipe de desenvolvimento tinha que nos ajudar até mesmo na montagem do estande e na divulgação do Zeenix.”
“As coisas começaram a ficar estranhas quando voltamos para o escritório. Parecia um clima de enterro, que fizemos alguma coisa errada. Nenhum superior ou qualquer pessoa grande da empresa foi parabenizar a equipe […] e começaram alguns cortes, cancelaram ações publicitárias marcadas e pagas.”
Pois é, a própria Tec Toy, do absoluto nada, cancelou vários planos de marketing para o Zeenix e ainda queria mudar o foco do projeto.
Segundo Pedro Caxa, a Tec Toy, mesmo tendo o apoio de várias desenvolvedoras, não queria mais publicar nem desenvolver jogos, apenas queria focar no hardware.
Uma decisão bem estranha após toda a pompa do anúncio oficial, mesmo em meio as dificuldades. Porém segundo Pedro Caxa, houve um motivo para isso.
“A Tec Toy e a Transire mataram todo o propósito do Zeenix, por mero capricho, por ego. Isso matou completamente a vontade de trabalhar de qualquer um da equipe.”
A declaração vazia da Tec Toy. Não aprenderam nada.
Em resposta às declarações de Pedro Caxa, a Tec Toy emitiu um comunicado à imprensa.
“O Zeenix sempre foi trabalhado como um hardware aberto, que roda Windows 11 e que permite que os usuários escolham seus próprios games, sem qualquer exclusividade da Tectoy. De qualquer forma, se existir a necessidade de algum ajuste na estratégia do produto para melhorar a experiência do consumidor final, é normal que isso seja feito.
Com relação à equipe, empresas passam por ciclos naturais de renovação e isso é normal em qualquer organização. No caso do time de Zeenix, houve mudanças antes da gamescom, e outras depois. As trocas e saídas aconteceram em diferentes circunstâncias, por motivos diversos.
A Tectoy valoriza a cultura de respeito e profissionalismo, e estamos comprometidos em oferecer um ambiente ideal para todos os nossos colaboradores.”
A declaração da Tec Toy, bem vazia por sinal, é o retrato de uma empresa que até hoje não aprendeu com os vários erros anteriores, como foi com o infame Zeebo por exemplo.
Ou quando justamente em 2022, período mais conturbado da empresa, a Tec Toy demitiu quase todo mundo por “falta de componentes”. Tá mais pra falta de competência isso sim.
Porém mesmo com toda essa presepada, a Tec Toy disse que o Zeenix ainda será lançado, com a versão Lite ainda na pré-venda em “lote promocional”.
“A divisão de games da TecToy segue totalmente empenhada nas iniciativas relativas ao Zeenix. As mudanças no time, realizadas em diferentes circunstâncias ao longo do último ano, em nada alteram o cronograma de lançamentos dos produtos.”
É aí que vem um dos grandes problemas do Zeenix, o preço da versão Lite. R$ 3.299, sendo que nessa pré-venda “limitada” está R$ 2.699. Um preço bem salgado para uma versão LITE de um console portátil.
Console esse que aliás, é uma mera “white label” (ou carcaça como preferir) do hardware chinês Ayn Loki Zero.
A versão “Pro” do Zeenix não teve o preço revelado mas segundo Eddy Antonini, o único que ficou pra aguentar a bucha do Zeenix, o Zeenix Pro será lançado até Julho desse ano. Bem, isso se lançar.
Pois após mais essa presepada, o futuro do Zeenix e mais uma vez da Tec Toy estão cada vez mais incertos.