Por Claudio Dirani
Acompanhe a investigação do caso
Gladiador II? Se o assunto é cinema, parece que não se fala em outra coisa no Brasil. O problema é que não se trata de nenhuma crítica fabulosa sobre um dos expoentes do épico: o personagem Macrinus – um ex-escravo transformado no ardiloso traficante de armas impecavelmente vivido por Denzel Washington na trama dirigida por Ridley Scott.
Descrito pelo diretor como um “verdadeiro gangster romano”, Macrinus entrou nos trending topics das redes sociais por um motivo inusitado: um suposto bate-boca ou estranhamento entre Washington e uma famosa crítica da sétima arte, a brasileira Isabela Boscov.
Antes de analisarmos as evidências do hipotético entrave EUA x Brasil, vale a pena começarmos pela repercussão do elusivo choque entre países.
A manchete escolhida pelo editor do portal Metrópoles foi a seguinte: “Brasileiros detonam Gladiador 2 após Denzel ser grosso com Boscov”.
Já o site TecMundo foi na mesma linha: “Brasileiros boicotam Gladiador 2 após ‘corte’ de Denzel Washington em Isabela Boscov”.
Por sua vez, o Pop + descreveu a situação assim: “Denzel Washington “dá fora” em Isabela Boscov durante entrevista e causa tumulto na web”.
Para quem confere os títulos acima – e aproveita para chegar à conclusão óbvia – Denzel Washington teria discutido com a sempre polida Isabela Boscov. Ou até pior: em meio à entrevista de divulgação de Gladiador II, o experiente ator pode ter ido além, aplicando pitadas de agressão durante a conversa.
Como sempre é mais adequado verificar a fonte primária, o Se Liga Nerd optou por checar o conteúdo na íntegra, postado no canal oficial de Isabela Boscov no YouTube.
Logo de cara, é verdade: a resposta de Denzel sobre as raízes da escultura do personagem Macrinus teve uma decolagem ligeiramente turbulenta.
Ao questionar o astro, Isabela recebe a resposta seca, antes de desenvolver seu raciocínio:
-
Isabela: Qual foi o caminho trilhado por você para fazer esse personagem. Onde ele começa?, pergunta a jornalista.
-
Denzel: Bem… do começo, devolve o ator.
Ao prosseguir, ele diz “não saber exatamente” essa origem, mas aponta que ele eventualmente percorreu uma jornada iniciada aos 21 anos na Broadway, desembarcando perto de completar 48 anos de carreira em 2024.
Em seguida, Isabela ganha uma resposta ainda mais curta – mesmo que, ao olharmos para o semblante de Denzel Washington, ele aparente ter sido receptivo à pergunta.
- Isabela: Você fez um excelente Hamlet. Desculpe, Macbeth, e agora está prestes a fazer Otelo novamente. Você acredita que suas passagens pelos personagens de Shakespeare informaram mais ou menos a construção de Macrinus?
- Denzel: Hmmm (pensativo). Não, não pensei nisso. Mas…não.
Após alguns segundos ligeiramente constrangedores (já que Denzel não se aprofunda na resposta), Isabela Boscov escolhe uma pergunta mais corriqueira e encontra Denzel mais confortável. Após elogiar o ator (e receber diversos “thank yous” por sua atuação em Gladiador II, a crítica finamente chega no ponto polêmico…que prova não ser tão polêmico assim.
Denzel sobre Gladiador II: “Não fui para me divertir”
Logo após a suposta “fala grosseira” pipocar nas redes sociais, Denzel Washington ganhou aquela popular coleção de haters que decidiu “boicotar” o filme de Ridley Scott.
Contudo, ao observar mais de perto o diálogo, não se vê nenhum traço de animosidade. Talvez, uma diferença de temperatura. Enquanto Isabela Boscov aparenta estar com mais de 40º, Denzel vai ao ponto, explicando como funciona o seu ofício.
Depois de descrever como “incrível” o set romano, “com cavalos e soldados”, Denzel Washington é perguntado sobre como ele realmente se sentiu atuando em um cenário tão ancestral como a antiga Roma do ano 211 D.C. (Depois de Cristo).
-
Isabela: “Você sentiu em algum momento a sensação, o deslumbramento em estar em um cenário como esse (da Roma Antiga)?
-
Denzel: Na verdade…estava bem ocupado, sabe. Estava focado no que eu estava fazendo. O que você vê (no filme) é o resultado do que executei, não de como me sentia.
Imediatamente, Isabela Boscov apenas concorda e emenda outra questão, abordando o trabalho com Ridley Scott através dos anos. A partir daí a entrevista é bastante tranquila e termina com elogios rasgados ao ator.
Se essa matéria fosse como uma decisão do imperador Romano em meio a uma batalha de gladiadores no Coliseu, a resposta para essa pseudo-treta seria um sinal negativo. Não houve estresse, apesar de Isabela Boscov ter resumido seu encontro virtual com Denzel Washington como “osso duro”…
A propósito, em seu review do filme, Boscov gostou mais ou menos da produção, dizendo ser “cafona, mas divertida”.