**Artista acusa Respawn Entertainment de plágio em skin de Loba no Battle Pass de Apex Legends**
Um artista acusou a Respawn Entertainment de roubar seu design para uma skin de Loba no Battle Pass de Apex Legends, alegando que isso ocorreu devido a uma cultura de trabalho que necessita desse tipo de prática.
Como parte da atualização Shockwave (lançada em 6 de agosto), o novo Battle Pass de Apex Legends inclui diversos itens cosméticos para Fuse, Pathfinder, Mirage, Alter e Loba. O traje desta última chamou atenção negativa.
Alisa Rastorgueva, Diretora Associada de Arte Externa da equipe de desenvolvimento da Respawn Entertainment, tuitou a arte conceitual da roupa de Loba para o Battle Pass, mostrando todo o visual. Ela também exibiu a roupa de Fuse e a variante Premium+ para ambas, creditando “Conceitos pelo Goodname Studio”.
Notamos que a roupa de Loba é predominantemente vermelha, com uma jaqueta curta com ombreiras blindadas e uma gola grande, um collant por baixo, leggings justas com uma costura ao redor das pernas e botinas tipo tênis com uma língua gigante.
Esse design soou muito familiar para Beezul, Diretor Criativo e de Arte de Town of Zoz e vtuber. Ele criou uma peça semelhante em janeiro de 2019. Um trabalho em andamento foi compartilhado no mesmo mês, e a peça final foi republicada em junho daquele ano.
Na peça de Beezul, vemos um personagem vestindo uma roupa predominantemente vermelha, com uma jaqueta curta com uma ombreira blindada e gola pronunciada, um traje corporal inspirado em collant que se transforma em leggings justas com uma costura ao redor das pernas e botas tipo robô com uma “língua” gigante ou meia polainas.
Beezul levou seu caso ao Twitter cerca de duas horas após o de Rastorgueva, literalmente comparando os dois designs, destacando as semelhanças. Elas estão nas golas, designs das ombreiras, collants, nas costuras angulares das leggings e até mesmo nas poses.
“Este é um exemplo perfeito de como NÃO usar referências adequadamente em um ambiente profissional”, admoestou Beezul.
O longo tópico de Beezul sobre referências é aceitável, mostrando simpatia pelos prazos apertados. Mas os designs que dependem muito do trabalho de outros, ou de uma peça única, podem muito bem ser gerados por IA.
Ele ainda recomenda evitar referências de obras de arte profissionais ou pessoais de outras pessoas, e que você ainda pode atingir metas de desenvolvimento pessoal ao atender ao briefing de um cliente.
Para ilustrar seu ponto, Beezul mostrou como seu design foi inspirado em várias fontes: Zero Suit Samus de Metroid, Cyberpunk: 2077, Overwatch, jogos de luta clássicos da Capcom, anime dos anos 90 e outros. No entanto, ele só pretendia ser um estudo, não um produto.
Por exemplo, o design de Apex Legends também possui tiras soltas penduradas nos quadris. Algo semelhante também foi visto em Pyra de Xenoblade Chronicles 2, outro design de personagem com elementos de ficção científica, um traje predominantemente vermelho com destaques azuis e roupas justas nas pernas. Ela também tem uma grande polainas em seus sapatos, muito parecido com o design de Beezul.
“Infelizmente, às vezes em jogos AAA, seu objetivo é principalmente – quero um salário e não quero me esforçar muito para obtê-lo. Se você não tem paixão, tudo bem. Apex ou League não precisam consumir sua vida e seus pensamentos, mas você não precisa roubar de colegas apaixonados para viver-“, alertou Beezul.
Beezul concluiu seu tópico, enfatizando: “Só quero ressaltar que esse não é APENAS um problema de referenciar demais o trabalho de um colega. Esta é uma skin PREMIUM em um jogo AAA que fatura centenas de milhões de dólares. Os jogadores merecem algo melhor do que uma skin ‘copiada e colada’ nos personagens que jogam, especialmente se estiverem pagando.”
Muitos simpatizaram com Beezul, embora alguns estivessem convencidos de que nenhum plágio havia acontecido. Beezul riu que apenas 24 horas antes, ele havia discutido com um desenvolvedor de sua equipe “como os jogos AAA te roubariam se você postasse nas redes sociais”.
Isso levou outro usuário do Twitter a perguntar se o artista individual era mais culpado do que a empresa de jogos AAA. Beezul passou a explicar como ele entendia tudo muito bem.
“Estou me referindo principalmente ao fato de que esses grandes estúdios normalmente têm demandas muito altas, padrões elevados para produtos acabados e dão aos artistas pouco tempo para atender a essas demandas. Eles também historicamente não contratam artistas juniores internamente, portanto, há uma enorme falta de orientação e liderança adequada nos jogos AAA.”
“Eu costumava trabalhar na Riot e naquela época essas eram todas as questões lá atrás”, revelou Beezul. “Não tenho certeza agora. A equipe de skins deles, em particular, estaria constantemente fazendo crunch (trabalhando horas extras exaustivas) para concluir as tarefas das skins enquanto também recebia solicitações aleatórias de outros departamentos.”
“O que realmente fazia muito pouco sentido porque naquela época a equipe de skins era a única equipe lucrativa do estúdio. Ninguém mais trabalhava demais tanto quanto eles fizeram durante anos (depois do novo Summoners Rift).”
“Se os jogos AAA contratassem pessoas de nível júnior para cargos de conceito, eles poderiam ter um treinamento interno real, mas, em vez disso, as pessoas precisam se virar sozinhas enquanto fazem trabalhos por contrato e freelance que geralmente pagam muito menos e dão aos artistas menos tempo para concluir as tarefas. Isso faz com que muitos artistas simplesmente tomem atalhos drásticos para atender à demanda dos clientes.”
Beezul até mesmo levou o assunto para a porta de Rastorgueva, ou pelo menos respondeu a um de seus outros tweets.
“Francamente decepcionado ao ver o quanto meu trabalho foi referenciado em sua skin premium. Acho que você pode melhorar a forma como seus artistas e terceirizados usam referências e se esforçar mais para garantir que eles não estejam copiando designs de colegas da indústria para um pagamento rápido”, ele criticou.
Até mesmo outros funcionários da Apex Legends responderam. O principal artista de efeitos visuais Michael Panov (@topmo3vids) rejeitou as alegações com: “Sim, desculpe, mas vou pedir um pouco mais de respeito por alguns dos meus colegas de trabalho que eu sei que estão se esforçando para trazer um trabalho legal e interessante para os jogadores de Apex. Deixe-me usar um diagrama para ilustrar…”
Panov então sugeriu em sua imagem que os destaques azuis adicionados por Beezul eram apenas “um desenho sobre o qual você deliberadamente desenhou linhas azuis na tentativa de fazer este design ‘parecer’ mais semelhante ao seu”.
Panov continuou, mostrando cinco outros designs de personagens femininas de ficção científica, aparentemente para enfatizar o ponto de que os conceitos no design de Apex Legends eram mais genéricos e armadilhas gerais do gênero.
“Apenas mais alguns trabalhos que você provavelmente sente que estão copiando você que eu encontrei procurando por ‘personagem feminina heroína em roupa vermelha’ no Pinterest”, Panov zombou na postagem final.
Com certeza, todos os designs apresentam roupas justas nas pernas, e todos, exceto um, usam roupas predominantemente vermelhas. Mesmo assim, dos cinco designs, apenas três estão vestindo uma jaqueta ou seguem motivos de “street wear”. Apenas dois estão usando tênis ou saltos, apenas dois estão na pose de uma mão no quadril e nenhum tem calçados com uma língua gigante.
Outros usuários do Twitter também alegaram que duas das imagens foram geradas por IA, o que, se for verdade, puxaria intencionalmente de vários artistas.
“Ei, obrigado por provar meu ponto para mim”, retrucou Beezul. “Todos esses são ótimos exemplos de referência com todas as formas e estilos drasticamente diferentes, todos em vermelho, que também poderiam ter sido usados em vez de usar principalmente apenas um design como referência! Bom trabalho cara! Obrigado!”
Apesar de tudo, Beezul pareceu levar o assunto na esportiva. Em resposta a outro usuário do Twitter que expressou sua simpatia, Beezul garantiu que “não estou estressado com isso”.
“Alguém claramente desesperado por um pagamento rápido e com pouco esforço. Artistas estão sofrendo por aí. É triste que este artista claramente não tenha paixão pelo que está fazendo. Basicamente, arte de fast food mc donalds. Os tempos são difíceis.”
**Sobre Apex Legends**
Apex Legends é um jogo eletrônico do gênero battle royale gratuito desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts. Foi lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 4 de fevereiro de 2019, e para Nintendo Switch em 9 de março de 2021. O jogo é baseado no universo da série Titanfall.
Em Apex Legends, os jogadores controlam uma equipe de três personagens, conhecidos como Lendas, que competem contra outras 20 equipes em um mapa cada vez menor. As lendas têm habilidades únicas que podem ser usadas para ajudar a equipe a vencer. Os jogadores podem coletar armas, armaduras e outros itens para melhorar suas chances de sobrevivência. A última equipe sobrevivente vence a partida.
Apex Legends foi um sucesso comercial e crítico, com mais de 100 milhões de jogadores em menos de um ano. O jogo foi elogiado por