Astros de ‘Romeu e Julieta’ processam Paramount por uso não autorizado de cenas íntimas

Compartilhe:

Olivia Hussey (72 anos) e Leonard Whiting (73 anos), conhecidos por seus papéis como Julieta e Romeu no filme ‘Romeu e Julieta(1968), entraram com uma nova ação judicial contra a Paramount. A controvérsia gira em torno da exibição de cenas em que os atores, na época com 15 e 16 anos, aparecem nus no filme dirigido por Franco Zeffirelli.

A nova ação surge após a rejeição de sua anterior no ano passado, agora movida contra a Paramount Plus e a Criterion Collection, responsável pela redistribuição do filme nos EUA. As fotos em questão retratam os astros em uma cena central do filme, na qual estão nus em um quarto, representando os amantes de estrelas cruzadas.

No ano passado, uma tentativa anterior de ação acusou o estúdio de distribuição de imagens nuas de crianças e exploração sexual, mas foi arquivada, já que o juiz não classificou as cenas como pornografia, considerando a natureza artística do filme e a idade dos atores na época das filmagens.

Na ação judicial recente, apresentada em Los Angeles em 14 de fevereiro, Hussey e Whiting alegam que nunca deram consentimento para a redistribuição do filme pela Paramount. Os atores processam por distribuição ilegal de fotografias íntimas, uso ilegal de imagem e violação dos direitos dos artistas.

Eles afirmam que o acordo original não concedeu à Paramount o direito de reproduzir, republicar ou redistribuir fotos de seu trabalho em qualquer formato que não fosse fotografia cinematográfica analógica de 35 mm. No entanto, o lançamento digital inclui fotos digitalmente aprimoradas em alta definição, segundo a reclamação.


Leonard Whiting
interpretou Romeo Montague e Olivia Hussey foi Juliet Capulet na produção de 1968 da peça de Shakespeare “Romeu e Julieta” dirigida por Franco Zeffirelli.

Hussey e Whiting afirmam ter entrado em contato com a Paramount buscando resolver o problema, mas a empresa não assumiu responsabilidade. Eles declararam em comunicado conjunto que sua luta por responsabilidade agora envolverá uma nova ação judicial e um esforço mais rigoroso na mídia.

Até o momento, a Paramount e a Criterion não se pronunciaram sobre o caso. Você acredita que o contexto artístico justifica a exibição de cenas íntimas envolvendo menores de idade? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Publicidade
Publicidade