Ator sul-coreano Lee Sun-kyun, de “Parasita”, é encontrado morto em aparente suicídio aos 48 anos

Compartilhe:

O mundialmente aclamado ator sul-coreano Lee Sun-kyun, de 48 anos, foi encontrado morto na última quarta-feira (27) no que parece ser um caso de suicídio. Lee havia sido interrogado pela polícia dias antes por suposto envolvimento com drogas ilegais.

De acordo com a polícia de Seul, Lee Sun-kyun foi encontrado inconsciente dentro de um carro em um parque da capital sul-coreana, ao lado de briquetes de carvão – método comum de suicídio por envenenamento com monóxido de carbono na Ásia. Sua mulher havia reportado seu desaparecimento mais cedo naquele dia, junto com uma aparente carta de suicídio deixada em casa.

Ator estava sendo investigado há meses por uso de drogas

Nas semanas anteriores à sua morte, o ator havia sido interrogado por quase 20 horas pela polícia por suposto uso de drogas ilegais. Lee alegava estar sendo chantageado por uma garçonete de um bar com quem havia usado drogas. As leis contra entorpecentes na Coreia do Sul são extremamente rígidas e preveem longas penas de prisão mesmo para casos de porte para consumo pessoal.

Lee Sun-kyun já havia sido questionado duas vezes anteriormente, em 28 de outubro e 4 de novembro, no âmbito da mesma investigação sobre as acusações de uso de drogas e chantagem. Após o último interrogatório, o ator chegou a afirmar a repórteres que sentia que “era um pouco tarde demais, mas terminei o interrogatório da polícia sobre o caso de chantagem. Espero que a polícia determine sabiamente qual versão é mais confiável entre a minha e a dos chantagistas”.

Ator era mundialmente famoso por seu papel em “Parasita”

Lee Sun-kyun era mais conhecido internacionalmente por seu papel como o rico patriarca da família Park no aclamado filme “Parasita”, de 2019, do diretor Bong Joon-Ho. O longa-metragem faturou a cobiçada estatueta de melhor filme no Oscar daquele ano – o primeiro não em inglês a conseguir tal feito.

Seu trabalho com grandes diretores sul-coreanos como Hong Sang-soo o tornou um rosto famoso nos círculos de cinema asiáticos e mundiais. Sua filmografia inclui produções premiadas como “Paju”, “Helpless” e “A Hard Day”.

Morte precoce choca indústria cinematográfica sul-coreana

A morte precoce de Lee Sun-kyun aos 48 anos chocou o meio artístico da Coreia do Sul e gerou comoção entre colegas de profissão, fãs e críticos de cinema. Ele estava no auge de sua carreira quando faleceu.

Lee Sun-kyun deixa esposa e dois filhos, que ainda não se pronunciaram publicamente sobre a tragédia. Se confirmado como suicídio, esse será mais um caso de uma celebridade sul-coreana que recorre a métodos extremos para escapar de investigações e do escrutínio público em relação a acusações de crimes leves.

A política de “tolerância zero” do país com relação a drogas mais uma vez está sendo questionada, pois pode ter levado mais uma celebridade ao suicide. A cultura do cancelamento também precisa ser repensada, pois nem sempre leva em conta circunstâncias atenuantes e a possibilidade de redenção.

 

Mensagens de Jonathan Majors são reveladas em caso de violência doméstica

Publicidade
Publicidade