Vingadores: Doomsday – saiba tudo sobre a nova identidade do Capitão América

Vingadores

Compartilhe:

Por Claudio Dirani

Será que esta versão de Steve Rogers veio para lacrar?

 

Vingadores: Doomsday só chegará aos cinemas em meados de 2026 (data anunciada indica maio), mas até lá já deu para notar que teremos um bombardeio de rumores até o Juízo Final.

Aqui mesmo no Se Liga Nerd, chegamos a especular que Chris Evans, após sua confirmação como integrante do elenco da quinta aventura dos heróis mais poderosos da Terra no MCU, que ele poderia novamente ser o Tocha Humana, caso alguma alteração na linha do tempo do Multiverso o trouxesse de volta à vida (ele foi dizimado em Deadpool & Wolverine).

Contudo, o podcast Hot Mic apresentou recentemente uma nova possibilidade: de acordo o insider Jeff Sneider, Steve Rogers seria escalado pelos Irmãos Russo para assumir o traje do Nômade – personagem criado em 1974 como uma alternativa para substituir um “desiludido Capitão América”, que havia se cansado do então sistema corrupto do governo dos Estados Unidos.

 

Confira o que foi dito pelos YouTubers americanos:

 

 

John Rocha: Chris Evans está de volta ao MCU. O que vocês achama disso? Vamos ser sinceros. Evans não teve muito sucesso fora da Marvel, nos projetos que ele dirigiu e atuou. Então, não era difícil imaginar essa possibilidade.

 

Jeff Sneider: Sim, é verdade. Eu conversei com algumas pessoas, e eles comentaram que seria estranho um retorno como nos Vingadores originais. Você quer saber o que eu ouvi sobre a volta de Chris Evans?

 

John Rocha: Só um minuto. Você sabe qual será o papel de Evans?

 

Jeff Sneider: (brincando) No, no, no, no…Nômade. Ele será o Nômade. Fique sabendo que o Nômade era uma identidade alternativa de Rogers, quando o Capitão América largou seu uniforme e escudo após ficar desiludido com o governo…

 

Nômade já teria aparecido em Vingadores: Ultimato?

 

A “novidade” trazida por Sneider no podcast Hot Mic até o momento é uma das mais plausíveis – e com certo embasamento. Com a Marvel apostando em Sam Wilson para ser o Capitão sem soro em Admirável Mundo Novo, a possibilidade de Evans assumir o posto de Nômade é bastante sólida. 

Principalmente, se olharmos para trás em Vingadores: Ultimato, o capítulo derradeiro da saga de Thanos. No início do filme de 2018, Rogers aparece com um uniforme bem diferente do Cap original, principalmente com a estrela branca extraída do traje. Ele também não está usando a máscara característica do herói.

Sua aparência como um “renegado”  é compartilhada pela Viúva Negra, que aparece em trajes civis como Natasha Romanoff. Ambos surgem em Edimburgo, na Escócia, para salvar Visão das garras dos emissários de Thanos, que tentam capturar do andróide a joia da Mente.

 

 

Quem é o Nômade, afinal de contas?

 

Enquanto a Marvel não decide aplicar um reboot geral em suas produções cinematográficas, o fã mais resiliente tenta buscar informações para montar os quebra-cabeças que Kevin Feige e cia. tentam emplacar nas próximas fases do Marvel Cinematic Universe (MCU).

 

Tudo indica que o (já bastante) confuso storyline contará com um personagem bastante alternativo: o Nômade, inserido pela primeira vez nas páginas das HQs da Casa das Ideias em dezembro de 1974 – há exatos 50 anos.

 

De fato, foi na edição nº 180 de Captain America (título nos EUA) que Steve Englehart (história) e Sal Buscema (arte) introduziram a nova identidade de Steve Rogers, como uma forma de demonstrar a desilusão do Capitão original com o sistema.

Não é segredo que a classe artística (incluindo a maioria dos quadrinistas) é democrata – ou melhor dizendo, de esquerda. Isso não era diferente nos anos 1970, ainda que as histórias não traziam o mesmo tom doutrinador da atualidade.

Em 1974, por exemplo, Richard Nixon preferiu renunciar ao cargo, após perder muito apoio político como consequência dos eventos relacionados à invasão do comitê Democrata no hotel Watergate.

Sendo assim, os criadores do Nômade pegaram o gancho diretamente do momento político, para demonstrar que o herói patriota havia perdido sua fé na América. Nas HQs, entretanto, os fatos reais não são mencionados, mas indicam que o então presidente dos EUA seria um líder de uma facção terrorista chamada Império Secreto.

No momento em que o Capitão América estava prestes a se aposentar, Rogers tem um plano: deixar seu antigo uniforme no guarda-roupa e vestir o traje do Nômade – nome escolhido para indicar que ele não teria afiliação a nenhuma pátria.

A curta vida da primeira encarnação do Nômade durou até a edição 184. Na revista, vemos Rogers resgatar seu traje clássico, no momento que ele opta por voltar a ser o Capitão América, mas sem declarar lealdade a ninguém em Washington D.C.

 

A pergunta que fica é: teremos alguma lacrada contra Donald Trump, que já estará na Casa Branca no momento em que Vingadores: Doomsday chegar aos cinemas?

Publicidade
Publicidade