Christopher Nolan Revela Arrependimento Sobre a Frase Mais Famosa de ‘O Cavaleiro das Trevas’

Compartilhe:

“Por que tão sério?” Se alguém deve levar ‘O Cavaleiro das Trevas’ a sério, são as pessoas que se empenharam para torná-lo um dos filmes de maior bilheteria e aclamados pela crítica da DC de todos os tempos – mas especialmente Christopher Nolan.

O Eterno Dilema do Herói

Nolan, falando ao Deadline, confessou estar “atormentado” por uma das falas mais icônicas de Harvey Dent (Aaron Eckhart): “Ou você morre como herói ou vive o suficiente para se tornar o vilão”. E o motivo é surpreendentemente mais simples do que você pode imaginar. “Estou atormentado por uma frase de ‘O Cavaleiro das Trevas’, e estou atormentado por ela porque não fui eu quem a escreveu”, explicou.

“Meu irmão [Jonathan] a escreveu”, revelou. “Isso me mata, porque é a frase que mais ressoa. E na época, eu nem a entendia. Ele diz: ‘Ou você morre como herói ou vive o suficiente para se tornar o vilão'”. Com o tempo, o cineasta passou a compreender o significado dessas palavras e como elas se aplicam tão bem a Harvey Dent.

O Poder da Escrita

Nolan admite que, quando leu a frase no rascunho de seu irmão, não entendeu completamente seu impacto. “Eu li no rascunho dele e pensei: ‘Tudo bem, vou mantê-la, mas não sei realmente o que significa. Isso é realmente uma coisa?’ E então, nos anos desde que o filme foi lançado, parece cada vez mais verdadeira. Nesta história, é absolutamente isso. Construa-os, derrube-os. É a maneira como tratamos as pessoas”, afirmou Nolan.

Escalando o Inesperado

Aaron Eckhart não era exatamente um desconhecido na época em que interpretou o bifurcado, mas ele meio que se encaixa na categoria – especialmente agora – daquele tipo de ator que assume um grande vilão de forma inesperada. Esse tipo de escalação era a marca registrada do Batman de Nolan, começando com Cillian Murphy como o Espantalho.

“Não me lembro de ter tido qualquer resistência em ter um relativo desconhecido assumindo um grande papel como esse”, recordou Nolan sobre a escalação de Murphy e Eckhart. “E anteriormente, todos esses vilões eram interpretados por atores como Arnold Schwarzenegger ou Jack Nicholson. Eles eram as maiores estrelas dos filmes. Mas não, [o estúdio] entendeu. Eles ficaram impressionados com o teste”.

Um Legado Duradouro

Apesar de alguns furos de roteiro confusos, ‘O Cavaleiro das Trevas’ é o mais próximo que se pode chegar de um filme perfeito (certamente mais do que ‘Jonah Hex’). No entanto, Nolan se incomoda com uma coisa que seu filme deu à cultura pop – sendo uma de suas falas mais citáveis, e não estamos falando de nenhuma das sombrias tiradas que vieram do Coringa.

Forma aterrorizante de lobo do Batman estreia em nova arte da saga Beast World

Publicidade
Publicidade