Você terá coragem de assistir?
Por Claudio Dirani
Alguns têm medo. Alguns odeiam. Alguns amam. Os sentimentos são diversos, mas uma coisa é certa: a festa do Halloween já ganhou cores verde-amarelas há pelo menos 20 anos, sem falar que os filmes de terror são garantia de excelente box office no Brasil.
A poucos dias do 31 de outubro, a hora é agora: qual seria o pior vilão das histórias de terror? Qual a melhor franquia já produzida? Quais filmes de terror são mais aterrorizantes?
O guia ideal para você ler está aqui no Se Liga Nerd!
A lista para o “esquenta” do Halloween
Pânico (1996)
Tudo bem que a franquia já foi bem avacalhada, principalmente nos recentes lançados em 2022 e 2023. No entanto, o primeiro Pânico é uma combinação perfeita de horror, assassinato, comédia e ótimas atuações: cortesia do mestre Wes Craven – o mesmo de A Hora do Pesadelo e suas continuaçõe lideradas por Freddie Kruger. Em Pânico, Craven conseguiu dar peso ao vilão Ghostface e criar uma onda pop com sua máscara fantasmagórica, que já virou um hit internacional no Halloween.
Poltergeist, o Fenômeno (1982)
O longa tem direção creditada a Tob Hooper, mas é uma cria, de facto, do mestre Steven Spielberg. Com efeitos da Industrial Light and Magic (bastante similares aos de Caçadores da Arca Perdida), a produção (assim como suas sequências) é cercada de eventos considerados por muitos como sobrenaturais. A protagonista da trama (Heather O’Rourke), inclusive, faleceu de forma precoce, assim como a atriz Dominique Dunne, que interpreta sua irmã mais velha.
Invocação do Mal – 2 (2016)
Dos três longas dirigidos por James Wan, o segundo é uma obra-prima. Perfeito na narrativa, competente nos sustos, melhor ainda nas interpretações, com destaque para a Madison Wolfe, que interpreta a menina Janet Hodgson, vítima de possessão na vida real. A ambientação na Inglaterra no final dos anos 1970 é a cereja do bolo. Se você teme assistir filmes de terror, se afaste 101% de Invocação do Mal 2!
A Hora do Espanto (1985)
Um filme que não pode deixar as listas de mais bacanas envolvendo vampiros. Para quem era garoto nos anos 80, certamente achou assustador. Hoje ele mantém o charme, embora seja ligeiramente datado. Destaque total para o coadjuvante Randy McDowall, como o famoso caçador de vamps, Peter Vincent.
A Freira 2 (2023)
Poucas sequências conseguem superar o original. A Freira – 2 é uma delas, apesar da ligeira lacração identitária incluída de forma tosca na trama. Mesmo com o conteúdo woke, desafio aos mais corajosos não sentir medo da criatura demoníaca Valak (personagem, inclusive, integrante da franquia Invocação do Mal). Em tempo: James Wan assina a produção do longa.
O Bebê de Rosemary (1968)
Se houvesse um ranking cinematográfico por gênero, a obra-prima de Roman Polanski certamente estaria no topo do pódio. O filme combina o clima de suspense a la Hitchcock com fortes doses de ocultismo surreal, que certamente é capaz de converter os mais incrédulos. O elenco inteiro trabalha com perfeição, mas três nomes merecem nota 10: a protagonista Mia Farrow (Rosemary) e os velhinhos do mal Minnie e Roman Castevet (Ruth Gordon e Sidney Blackmer.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Baseado em fatos históricos, o longa é uma das obras-primas do gênero – graças, principalmente, à atuação impecável da jovem Jennifer Carpenter que interpreta a atormentada Emily. Além de focar no sobrenatural, O Exorcismo de Emily Rose também é um excelente filme de julgamento (e fé), com destaque para o brilhante trabalho de Laura Linney como a advogada Erin Christine Bruner.