Conforme a greve dos atores do Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA) entra em sua segunda semana, membros de seu correspondente britânico, a Equity, incluindo a estrela de ‘Succession’ Brian Cox, a estrela de ‘Missão Impossível’ Hayley Atwell e a estrela de ‘Selma’ David Oyelowo, mostraram solidariedade na Leicester Square em Londres.
Apesar de declarar solidariedade inabalável com seus homólogos americanos desde o início da greve, as leis anti-sindicais do Reino Unido estipulam que “os membros do SAG-AFTRA que atualmente estão trabalhando sob um acordo coletivo da Equity UK devem continuar a trabalhar.”
No entanto, Paul Fleming, Secretário Geral da Equity, disse ao Deadline: “não vamos permitir que o Reino Unido seja usado como um atalho para minar a disputa do SAG-AFTRA.”
Durante uma entrevista com o Deadline na manifestação da Equity em Londres, Brian Cox, estrela de ‘Succession’, discutiu a importância das remunerações residuais para o SAG-AFTRA.
“O SAG é um excelente sindicato, mas nos EUA não temos um serviço de saúde nacional, então o que é importante para os atores do SAG é a saúde e eles precisam disso”, disse a estrela de ‘X2: X-Men United’ ao Deadline. “É por isso que eles precisam de suas remunerações residuais.”
Hayley Atwell, estrela de ‘Missão Impossível: Dead Reckoning Part One’, apoiou a reivindicação da estrela de ‘O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim’, citando uma pesquisa ao Deadline que afirmava que um chocante “87% dos membros do SAG-AFTRA não ganham o suficiente para se qualificar para o seguro de saúde”.
“Há uma ilusão de que se você é visto na televisão então está bem, mas para a maioria das pessoas isso não é verdade”, disse a estrela de Capitã Carter ao Deadline. “Esta não é uma indústria que está prosperando, é uma indústria de joelhos.”
David Oyelowo, estrela de ‘The Lion Guard’, ampliou a declaração de Cox, discutindo a crescente desigualdade em Hollywood. “A lacuna entre os que têm e os que não têm em nossa indústria está aumentando a uma taxa alarmante. O negócio continuou a evoluir e os meios de remunerar as pessoas que realmente fazem as coisas não estão acompanhando a evolução.”
Hayley Atwell e Esai Morales em ‘Missão Impossível: Dead Reckoning Part One’ da Paramount Pictures e Skydance.