Estúdio e produtor lavam roupa suja em público
Por Claudio Dirani
Em meio a tantas discordâncias ocorridas passado recente entre o público consumidor de cultura pop e a Disney, ao menos os números da audiência de X-Men ‘97 nos levam a um lugar comum: a produção da Marvel que deu sequência à série após um longo hiato de 27 anos foi um tremendo hit, sendo a 3ª atração mais vista no Disney + até o momento em 2024.
No entanto, o sucesso das aventuras dos aprendizes do professor Charles Xavier já não é mais a pauta principal na Casa das Ideias, mas sim, o barraco público entre a Marvel e o showrunner Beau DeMayo, demitido em março deste ano, mas sem a divulgação da causa.
A troca de farpas foi ressuscitada pelo próprio DeMayo nas redes sociais. Em postagem no X, o produtor acusou os estúdios de tê-lo dispensado por “questões de preconceito”.
“Primeiro, estou muito agradecido por ter trabalhado em X-Men ’97 (…) Este revival foi um sonho que se tornou realidade e o suporte que os fãs têm mostrado é muito tocante. Entretanto, me senti pressionado em falar sobre minha saída da série”, escreveu DeMayo.
“No próximo slide (da postagem), está uma fan-art de X-Men que eu postei no Instagram por conta do Mês do Orgulho (Gay) em Junho. No dia 13 de junho, a Marvel me enviou uma carta notificando que eles retiraram meus créditos da segunda temporada por conta desta postagem. Infelizmente, foi isso que sofri enquanto trabalhava em X-Men e Blade”, completou o showrunner, prometendo retornar em breve para apresentar mais detalhes.
Marvel responde DeMayo
Minutos após a história causar um burburinho nas redes, nesta quinta-feira (15), a Marvel decidiu rebater as acusações feitas por Beau DeMayo, dando sua versão para a saída dele dos bastidores de X-Men ‘97 e também do complexo reboot de Blade.
Mesmo citando a expressão “natureza flagrante da descoberta”, a Casa das Ideias não definiu a causa que levou à demissão de seu colaborador. Fontes internas, contudo, afirmam que Beau DeMayo teria sido expulso por acusações de assédio sexual.
“O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação ocorrida internamente. Dada a natureza flagrante das descobertas, decidimos cortar laços com o sr. DeMayo na mesma hora. Dito isso, ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel”, escreveu a assessoria da companhia.
Descontente com a reação da Marvel, Beau DeMayo quebrou novamente o silêncio para reforçar sua versão sobre a demissão e alteração dos créditos da animação.
“A verdade será revelada. Após o desastre do Disney +, a Marvel tenta enganar, alegando supostas violações de contrato nas redes sociais. É trágico que isso tenha chegado a esse ponto, mas não é surpreendente. Fiquem atentos”, atacou DeMayo.
Qual será a “verdade” prometida pelo ex-showrunner de X-Men ’97? Somente a Linha Sagrada do Tempo irá dizer.