O que é RPG?

Compartilhe:

Por mais incrível que possa parecer, jogar RPG não é nenhum bicho de sete cabeças, uma hidra, aquele monstro mitológico, sabe?

Posso até ousar em dizer que aprender a jogar RPG é tão simples quanto assistir ao seu programa favorito na TV, porque jogar RPG nada mais é que assumir o papel de um personagem, como no teatro, cinema e TV.

Contudo, o ponto de grande confusão entre as pessoas que não conhecem o hobby nerd é o fato de se achar complicado por ter de montar fichas, fazer algumas somas, e usar aqueles dados estranhos que realmente despertam a curiosidade.

Mas bem, vamos entender do que se trata, de fato, o bom e clássico RPG.

RPG: Um Jogo de Interpretação e Narração

O famigerado Role-playing Game, também conhecido como RPG, é um jogo onde, seja como jogadores ou como o mestre do jogo, fazemos uma interpretação de papéis, exatamente como numa peça de teatro.

Não apenas os jogadores, mas os mestres também assumem papéis de personagens e criam narrativas, sejam elas individuais ou colaborativas.

Tenham em mente que ao criar um personagem, você está dando vida a ele, e é necessário que uma história seja criada para esse personagem, explicando sua origem, descendência, e seus objetivos futuros.

Esse é um ato que muitos jogadores amam fazer, sendo nomeado por eles e pelo mestre da narrativa como Background. O mestre, por sua vez, lê com atenção as histórias dos personagens que irão participar de sua aventura, e dá um jeito de usar alguns detalhes dessas histórias para manter os jogadores imersos no jogo.

Dinâmica do Jogo: Regras e Progresso

O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminadas no livro básico do cenário que será usado para a aventura, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar, e não o contrário, porque mesmo o narrador da aventura sendo o responsável por reger o espetáculo, ele não pode forçar os jogadores a seguir um único caminho designado por ele. RPG é um jogo onde ideias se misturam e expandem a aventura principal sessão após sessão.

Sessões de Jogo: Exploração e Aventura

A sessão de jogo é o dia em que todos se reúnem para promover a aventura, e com seus personagens prontos, partem para desbravar um mundo repleto de mistérios, glórias, perigos, e muita diversão.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos, embora alguns deles sejam competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo em um cenário específico, que pode ser de fantasia, futurístico, contemporâneo, ou pós-apocalíptico, a escolha depende apenas do narrador, o mestre da mesa.

Um RPG ocasionalmente não tem ganhadores ou perdedores, dependendo apenas da proposta do mestre da mesa, e também pode ser afirmado que algumas mesas de RPG podem durar pouco ou muito tempo, com dias ou anos de aventuras compartilhadas entre jogadores e narrador.

Formas de Jogar: Da Mesa à Internet

O RPG é um jogo único porque, mesmo com sua origem oriunda de jogos de tabuleiro, ainda assim está longe de se assemelhar a este gênero.

Existem várias formas de se jogar RPG, mas a forma original foi criada para ser de RPG de mesa, lá na década de 70. Mas conforme a modernidade avançou, surgiram outras formas de jogo, como o live-action RPG, também conhecido como (LARP). Nesse estilo de jogo, os jogadores executam fisicamente suas ações de personagens, às vezes com o uso de dados facetados, ou de baralho, ou até mesmo no jokenpo, para decidir se a ação tomada foi bem-sucedida ou não.

Mas não para por aí, porque também temos o RPG online. Mas não estou falando dos jogos de RPG online, mas sim de mesas com narrativas em plataformas online como a Twitch, Discord e até o YouTube. A dinâmica é a mesma de uma mesa presencial: interpretação de personagens, uso de regras, e diversão, a única diferença é que todos estão em suas casas jogando pelo computador, laptop, ou smartphone.

O Mestre: Um Guia e Criador de Aventuras

Tenha em mente que o narrador, ou mestre da mesa, age como um árbitro, decidindo as regras e as configurações a serem usadas no jogo. Mas o mestre também é uma parte fundamental na criação das aventuras, pois ele é responsável pelos desafios encontrados na jornada, pelos aliados e inimigos que irão surgir conforme a história cresce e evolui. Ser mestre de RPG é uma grande responsabilidade, mas mesmo que uma aventura tenha mestre, ela não acontece se não houver jogadores.

Estratégia e Progressão: Desafios e Crescimento

Embora já tenha mencionado algumas vezes a palavra diversão, saiba que ela pode não existir se uma boa estratégia não for formada quando necessário, pois é perfeitamente possível perder seu personagem em certos momentos tensos da aventura, como batalhas contra um inimigo poderoso ou numa grande e complexa guerra.

Conhecer o máximo possível sobre o sistema que será usado na aventura facilita esse processo, e evita que o jogo tenha muitas pausas para que uma ou outra regra seja lida.

Uma sucessão de aventuras fará a narrativa se prolongar, onde, mantendo os mesmos personagens, a continuidade dos eventos torna-se uma “campanha”, e há campanhas que podem durar anos, até seu verdadeiro objetivo ser alcançado, e chegar ao fim da longa jornada dos jogadores e seus respectivos heróis.

No fim de cada aventura, os personagens recebem pontos de experiência, os famosos XPs, que representam o seu aprendizado ao longo da jornada. Estes pontos podem tornar o personagem mais forte conforme ele avança na jornada, dando-lhe mais vantagens e novas habilidades.

Testemunhar a progressão do personagem desde o seu surgimento até o seu ápice é uma das partes mais satisfatórias do RPG.

Conclusão: O Mundo de Possibilidades do RPG

Jogar RPG é uma experiência única e excitante. Ela desafia a mente, promove o trabalho em equipe e oferece uma oportunidade de escape do cotidiano, para um mundo de pura fantasia e aventura.

Para entrar nesse universo, basta ter um pouco de paciência, e muita vontade de se divertir. Recomendo que se você ainda não teve a oportunidade de jogar RPG, que experimente! E mesmo que no começo seja um pouco estranho, e você não entenda bem o que está acontecendo, lembre-se que todos nós já fomos iniciantes um dia, e que o importante é se divertir!

Então, pegue seus dados e venha se juntar a nós nessa aventura! O mundo do RPG está de braços abertos para te receber.

Por: Frank D’sagre

 

O Legado e a História nos 50 Anos de RPG

Publicidade
Publicidade