A série em quadrinhos Justice Society of America, escrita por Geoff Johns para a DC Comics, vem sofrendo constantes atrasos em seu lançamento, gerando especulações sobre os motivos por trás desse problema.
O título já teve sua data de lançamento postergada diversas vezes. O nono número, originalmente previsto para novembro de 2023, agora só deve sair em março de 2024. Essa instabilidade também afeta outras séries derivadas, como Alan Scott: Green Lantern.
Johns é um veterano da DC e foi CCO (Chief Creative Officer, diretor criativo) da editora no passado. Porém, sua recente decisão de levar alguns talentos da DC para sua nova editora, a Ghost Machine, pode ter abalado seu relacionamento com a empresa.
Seria uma retaliação da DC?
Alguns especulam que os constantes atrasos na Justice Society of America seriam uma forma da DC retaliar Johns por “roubar” nomes importantes como Jason Fabok, Gary Frank e Bryan Hitch para a Ghost Machine, em vez de lançá-los pela editora Killing Zone, originalmente anunciada por Johns.
Por ora, essas são apenas teorias. Johns ainda tem contrato com a DC para a série da Sociedade da Justiça e deve concluí-la. Porém, a frequência com que as datas de lançamento estão sendo alteradas gera desconfiança.
Títulos de Batman também passam por atrasos constantes. Já a série de quadrinhos Fables, outra criação de Johns, parece manter um cronograma estável.
Resta saber se a relação entre Johns e a DC realmente se desgastou após o anúncio da Ghost Machine ou se os atrasos na JSA acontecem por outros motivos, como dificuldades de produção. Os fãs aguardam ansiosos para finalmente ler a conclusão da nova série do escritor sobre a clássica equipe de heróis da editora.