Ubisoft decidiu vender suas IPs para a Tencent em um acordo bilionário. A resposta do mercado não foi positiva.
Por Gui Santos
Ubisoft está enfrentando uma crise sem precedentes, com várias polêmicas e decisões controversas nas costas da família Guillemot.
Ainda mais agora com Assassin’s Creed Shadows em apuros, principalmente após a revelação dos dados REAIS de vendas do jogo, que fez cair por terra todo alarde da empresa e da mídia.
Agora, coinscidentemente após isso, a Ubisoft anunciou sem rodeios que vai criar uma subsidiária de jogos junto com a Tencent, confirmando os rumores.
A estratégia maluca da Ubisoft, a reação do público e do mercado
Ubisoft anunciou, do nada, que praticamente vendeu suas principais IPs, Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six, para criar uma nova subsidiária para essas IPs.
Essa nova subsidiária aliás, custou € 4 BILHÕES DE EUROS, com a gigante e polêmica Tencent investindo € 1,16 BILHÃO DE EUROS no processo.
Ou seja, a Tencent será dona de 25% das ações desta nova subsidiária de jogos da Ubisoft. A nova subsidiária inclui títulos passados e futuros como também as equipes de desenvolvimento das IPs.
Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, fez declaração dizendo que é “um novo capítulo na história da Ubisoft” e que isso será “um passo fundamental na mudança do modelo operacional da Ubisoft”.
“Isso nos permitirá ser ágeis e ambiciosos. Estamos focados em construir ecossistemas de jogos fortes, desenvolvendo marcas de alto desempenho e criando novas IPs movidas por tecnologias de ponta e emergentes. Com a criação de uma subsidiária dedicada que liderará o desenvolvimento de três de nossas maiores franquias e a integração da Tencent como investidora minoritária, estamos cristalizando o valor de nossos ativos, fortalecendo nosso balanço e criando as melhores condições para o crescimento e sucesso de longo prazo dessas franquias.”
A reação do público foi no geral questionando “o que raios a Ubisoft está fazendo?” ou “como uma empresa em crise fez uma negociação bilionária dessa?”.
Já a reação do mercado não foi boa, com as ações da Ubisoft sofrendo nova queda de 1,79%.
O mercado e os gamers não engoliram este anúncio da Ubisoft e tem bons motivos para isso.
O que está por trás disso?
Recentemente foi publicado com exclusividade aqui no Se Liga Nerd os números REAIS de vendas de Assassin’s Creed Shadows, que não são nada bons.
Este anúncio vem justamente após estes dados terem surgido e depois de todo o alarde da Ubisoft e da mídia com números sem qualquer embasamento.
A Ubisoft estava apenas esperando como o jogo iria se sair na semana de lançamento e esse anúncio é mais uma confirmação de que o jogo não está indo bem.
Ficou mais do que claro que a Ubisoft tomou esta atitude, no desespero, como forma de sobrevivência.
E de fato, foi uma atitude desesperada, haja vista os valores bilionários gastos na criação dessa nova subsidiária.
Isso fez muitos gamers lembrarem do que aconteceu com a SNK na época que estava à beira da falência, quando houve a criação da SNK Playmore.
Só que, diferente da SNK que conseguiu renascer e dar a volta por cima, a Ubisoft está prestes à trilhar um caminho ainda mais espinhoso.
Será que a empresa por trás de Assassin’s Creed, Far Cry, Prince of Persia e tantas IPs consagradas, ainda tem salvação?
Se a Ubisoft continuar com atitudes questionáveis e em agir na hipocrisia, provavelmente não.